Em perspectiva hermenêutica : arte, existência e tragédia da cultura
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Data
2021Tipo
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From a hermeneutic perspective : art, existence and culture’s tragedy
Assunto
Resumo
O ensaio tem como objetivo investigar a temática arte, existência e tragé dia da cultura no contexto da racionalidade mitológica, a partir da perspecti va hermenêutica gadameriana. A discussão se insere no âmbito da crítica mais ampla dos problemas da compreensão e interpretação, e dirige-se ao campo da crítica metodológica à moderna teoria da ciência. São articulados conceitos cen trais como mito, logos e razão em direção à narrativa mitológica como modo de acesso ao saber. Nessa esteira expli ...
O ensaio tem como objetivo investigar a temática arte, existência e tragé dia da cultura no contexto da racionalidade mitológica, a partir da perspecti va hermenêutica gadameriana. A discussão se insere no âmbito da crítica mais ampla dos problemas da compreensão e interpretação, e dirige-se ao campo da crítica metodológica à moderna teoria da ciência. São articulados conceitos cen trais como mito, logos e razão em direção à narrativa mitológica como modo de acesso ao saber. Nessa esteira explicita-se a relação fundamental entre arte, vida e cultura, de forma a fundamentar já na mitologia a experiência da arte in serida na tragicidade da existência como forma de conferir sentido à própria vida. ...
Abstract
The aim of this essay is to investigate art, existence and culture’s trage dy, within the context of mythological rationality, from a Gademerian hermeneu tic perspective. This discussion is linked to the field of methodological criticism of the modern theory of science. Central concepts are integrated, such as myth, logos and reason, with mythological narrative as a means to access knowle dge. Within this orientation, the fundamental connection between art, life and culture is clarified so as t ...
The aim of this essay is to investigate art, existence and culture’s trage dy, within the context of mythological rationality, from a Gademerian hermeneu tic perspective. This discussion is linked to the field of methodological criticism of the modern theory of science. Central concepts are integrated, such as myth, logos and reason, with mythological narrative as a means to access knowle dge. Within this orientation, the fundamental connection between art, life and culture is clarified so as to establish – starting in mythology - the experien ce of art within the tragedy of existence as a way to give meaning to life itself. ...
Contido em
Porto arte : revista de artes visuais. Vol. 26, n. 45 (jan./jun. 2021), p. 1-16
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