Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMeyer, Dagmar Elisabeth Estermannpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T04:23:22Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.issn1414-3518pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224218pt_BR
dc.description.abstracto trabalho discute representações de docência teuto-brasileiro-evangélica que estiveram imbricadas na proposição e manutenção de um programa específico de formação de professores, no ãmbito desse grupo cultural, no RS/Brasil, no período de 1909 a 1938. Fundamenta-se nos campos dos Estudos Feministas, dos Estudos Culturais e do PósEstruturalismo. As estratégias de articulação e de desconstrução nortearam o exame dos seguintes periódicos que circularam no período: Jornal Deutsche Post, Almanaque Kalender für die Deutschen in Brasilien e Jornal Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul; isso permitiu entender parte do processo que buscou operacionalizar o "funcionamento harmonioso" dos dois pertencimentos mais mobilizados da identidade cultural desse grupo: a nacionalidade alemã e a cidadania brasileira.pt_BR
dc.description.abstractRepresentations ofthe German-Brasilian-Evangelical teaching in Rio Grande do SuVBrasil This paper discusses representations of the German-Brasilian-Evangellcal teaching involved in a specific Program for Teaching Education, in this group, from 1909 to 1938. The discussion is based on Women's Studies, Cultural Studies and Post-Structuralism. I have used the strategies of articulation and desconstruction to analyse periodicals impressed in this period: the Deutsche Post Joumal, the Kalender für die Deutschen in Brasilien Almanac and the Allgemeine Lehrerzeitung für Rio Grande do Sul Journal. This analysis has shown how the German nationality and the Brasilian citizenship - two of the most important and conflicting marks of this culture - were inscribed and mobilised in this cultural identity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHistória da educação. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 9 (abr. 2001), p. 77-93pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural Studiesen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectImigração alemãpt_BR
dc.subjectTeaching Identityen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.title"Alemão", "estrangeiro" ou "teuto-brasileiro"? : representações de docência teuto-brasileiro-evangélica no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000302146pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples