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dc.contributor.authorVieira, Cássia Mariane Batistapt_BR
dc.contributor.authorViegas, Eduardo Barbosapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Raquel Salcedopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-20T04:25:45Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2316-9907pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224208pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa refere-se à orientação dos processos de aprendizagem considerando preferências e estratégias de aprendizagem com o auxílio de tecnologias cognitivas, objetivando desenvolver um aplicativo mobile que oriente professor e aluno ao autoconhecimento de seu aprender e instaure um meio digital aos processos de aprendizagem. Concernente à metodologia, a partir do aprofundamento bibliográfico no tema e, empreendeu-se uma pesquisa quali-quantitativa com observação de campo e aplicação de questionários semiestruturados com 505 colaboradores e discentes do IFSul, câmpus Sapucaia do Sul, de modo a auxiliar no levantamento de requisitos do aplicativo. Observou-se, como resultado principal, que as tecnologias digitais móveis encontram-se pervasivamente nas dependências do câmpus, afetando os ambientes de aprendizagem. Portanto, identifica-se que esta pesquisa contribuiu para uma melhor compreensão dos hábitos de uso das tecnologias pela comunidade investigada, assim como para a orientação dos processos de aprendizagem, ao desenvolver uma plataforma que fomente o autoconhecimento sobre preferências de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis investigation refers to the guiding of learning processes considering learning preferences and strategies with the support of cognitive technologies, aiming at developing a mobile application that may guide teacher and student to self-knowledge of their learning and may provide a digital means for learning processes to take place. The methodology was composed of a literature review that has led to a quali-quantitative research on which field observations were recorded and 505 workers and students of IFSul, campus Sapucaia do Sul, answered a semistructured questionnaire about the use of mobile technologies on campus, whose analyses helped listing the applications requisites. As a main result, the investigation indicates that mobile technologies are pervasive in the campus premises, affecting the learning ambience. Therefore, it is possible to state that the research has helped understand habits of use of mobile technologies by the investigated community, as well as how they can be used for learning, which led to the development of a platform that enhances self-knowledge about learning preferences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Journal of Education, Technology and Society = Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade. Luziânia, GO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Vol. 13, n. 4 (2020), p. 501-512.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlataformas de ensinopt_BR
dc.subjectCognitive technologiesen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleAPPRENDER : uma plataforma para orientação dos processos de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeAPPRENDER : platform to orientation of learning processesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121343pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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