As origens da dança do ventre : perspectivas críticas e orientalismo
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A explicação sobre a "origem" da dança do ventre mais difundida em língua portuguesa é de que seria uma "dança milenar" que surgiu em rituais de fertilidade para deusas do mundo antigo. O presente trabalho busca desmistificar esse discurso, apontando para os diversos problemas desta narrativa: desde a falta de evidências históricas que a corroborem até o orientalismo inerente a ela. Ao atribuir as origens da dança do ventre a um passado mítico e atrelado a uma espiritualidade genérica, joga-se ...
A explicação sobre a "origem" da dança do ventre mais difundida em língua portuguesa é de que seria uma "dança milenar" que surgiu em rituais de fertilidade para deusas do mundo antigo. O presente trabalho busca desmistificar esse discurso, apontando para os diversos problemas desta narrativa: desde a falta de evidências históricas que a corroborem até o orientalismo inerente a ela. Ao atribuir as origens da dança do ventre a um passado mítico e atrelado a uma espiritualidade genérica, joga-se uma sombra tanto sobre a problemática relação dessa modalidade com o colonialismo europeu, como sobre o papel histórico crucial de grupos de dançarinas e dançarinos marginalizados, como as ghawazee, awálim e khawalat. Assim sendo, por meio deste trabalho, busco lançar explicações históricas alternativas, abordando desenvolvimentos mais recentes relacionados à dança e dando enfoque ao espaço geográfico egípcio. Busco analisar tanto a influência da violenta situação colonial no Oriente Médio e Norte da África como um todo e no Egito especificamente, quanto os protagonismos dos diversos grupos sociais egípcios na reelaboração de sua própria cultura. Utilizo para essa análise o conceito de "orientalismo", como postulado por Edward Said em 1978, levando em consideração suas posteriores críticas, a fim de produzir um entendimento prático, profundo e crítico sobre o processo histórico de constituição da dança do ventre. Desta forma, argumento que o conjunto de fatores que englobam estética, musicalidade, repertório de movimentos e princípios relacionados ao que hoje chamamos de “dança do ventre” são dificilmente datados de um período anterior ao do século XIX. Tais desenvolvimentos devem ser analisados levando em consideração tanto a influência estrangeira quanto as reelaborações e processos culturais próprios do Egito, em um contexto de transformações políticas e florescimento de identidades e discursos nacionalistas no país. ...
Abstract
The most popular and widespread explanation about the "origin" of belly dance in Portuguese language is that it is an "ancient dance" that emerged in fertility rituals for goddesses of the ancient world. The present work seeks to demystify this discourse, pointing to the various problems of this narrative: from the lack of historical evidence to its accordance with orientalist discourses. By attributing the origins of belly dance to a mythical past linked to a generic spirituality, a shadow is ...
The most popular and widespread explanation about the "origin" of belly dance in Portuguese language is that it is an "ancient dance" that emerged in fertility rituals for goddesses of the ancient world. The present work seeks to demystify this discourse, pointing to the various problems of this narrative: from the lack of historical evidence to its accordance with orientalist discourses. By attributing the origins of belly dance to a mythical past linked to a generic spirituality, a shadow is cast both on the problematic relationship of this dance with European colonialism, as on the crucial historical role of groups of marginalized dancers, like the ghawazee, awalim and khawalat. Therefore, through this work, I seek to launch alternative historical explanations, addressing more recent developments related to belly dance and focusing on the Egyptian geographic space. I seek to analyze both the influence of the violent colonial situation in the Middle East and North Africa as a whole and in Egypt specifically, as well as the protagonists of the various Egyptian social groups in the re-elaboration of their own culture. For this analysis, I use the concept of "orientalism", as postulated by Edward Said in 1978, taking into account his later criticisms, in order to produce a practical, profound and critical understanding of the historical process of the constitution of belly dance. Thus, I argue that the set of factors that encompass aesthetics, musicality, repertoire of movements and principles related to what we now call “belly dance” are largely dated to the 19th century onwards. Such developments must be analyzed considering both foreign influence and the re-elaborations and cultural processes that were happening in Egypt in the context of political transformations and the flourishing of nationalist identities and discourses in the country. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
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TCC História (789)
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