Tropicália e manguebeat : a antropofagia nas contraculturas brasileiras
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Data
2019Tipo
Outro título
Tropicália and manguebeat : anthropophagy in Brazilian countercultures
Assunto
Resumo
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa entre os dois principais movimentos contraculturais brasileiros: a Tropicália e o Manguebeat pelo viés antropofágico de Oswald de Andrade. Os referenciais teóricos dessa pesquisa se baseiam nos críticos Roberto Scharwz, Silviano Santiago e Haroldo de Campos, no que se refere ao antropofagismo; Stuart Hall, na questão da construção da identidade e pós-modernidade; Hollanda, Favaretto e Veloso, sobre a Tropicália; e os estudos de Gomes sob ...
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa entre os dois principais movimentos contraculturais brasileiros: a Tropicália e o Manguebeat pelo viés antropofágico de Oswald de Andrade. Os referenciais teóricos dessa pesquisa se baseiam nos críticos Roberto Scharwz, Silviano Santiago e Haroldo de Campos, no que se refere ao antropofagismo; Stuart Hall, na questão da construção da identidade e pós-modernidade; Hollanda, Favaretto e Veloso, sobre a Tropicália; e os estudos de Gomes sobre o Manguebeat. A análise ocorreu por meio de algumas canções que marcaram os movimentos e que se conectam entre si através da melodia, letra, ritmo e ruptura com o sistema em vigor. ...
Abstract
The objective of this article is to make a comparative analysis between the two main Brazilian countercultural movements: Tropicália and Manguebeat by the anthropophagic bias of Oswald de Andrade. The theoretical references of this research are based on the critics Roberto Scharwz, Silviano Santiago and Haroldo de Campos, with regard to the anthropophagism; Stuart Hall, on the question of the construction of identity and postmodernity; Hollanda, Favaretto and Veloso, on Tropicália; and Gomes's ...
The objective of this article is to make a comparative analysis between the two main Brazilian countercultural movements: Tropicália and Manguebeat by the anthropophagic bias of Oswald de Andrade. The theoretical references of this research are based on the critics Roberto Scharwz, Silviano Santiago and Haroldo de Campos, with regard to the anthropophagism; Stuart Hall, on the question of the construction of identity and postmodernity; Hollanda, Favaretto and Veloso, on Tropicália; and Gomes's studies on Manguebeat. The analysis took place through some songs that marked the movements and that connect to each other through the melody, letter, rhythm and rupture with the current system. ...
Contido em
Revell. Dourados, MS. Vol. 2, n. 22 (2019), p. 324-347
Origem
Nacional
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