Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMedeiros, Margarete Fariaspt_BR
dc.contributor.authorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:33:03Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223924pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo expõe uma pesquisa, de caráter qualitativo e cunho exploratório, sobre as possíveis causas da resistência de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática à inserção de Tecnologia Digital (TD) na prática docente. A pesquisa, fundamentada na teoria da gênese instrumental, foi realizada a partir de questionário on-line e observações sobre os comportamentos dos sujeitos durante a realização de propostas didáticas com utilização da TD. A partir da análise dos dados foi possível concluir que existem fortes indícios de que os referidos acadêmicos possuem medo de enfrentarem situações que a TD proporciona em relação aos conceitos matemáticos, que por sua vez, influenciam na resistência à incorporação de tal tecnologia na prática docente.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a research, of qualitative character and exploratory nature, on the possible causes of the resistance of academics of the undergraduate course in mathematics to the use of Digital Technology (DT) in the teaching practice. The research, based on the theory of Instrumental Genesis, was carried out from the online questionnaire and observations on the behaviors of the subjects during the realization of didactic proposals using the DT. There are strong indications that these scholars are afraid to face situations that the DT provides in relation to mathematical concepts, which in turn influences the resistance to the incorporation of such technology in the teaching practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018),9 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital technologyen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectFormação de professores : Matemáticapt_BR
dc.subjectEnduranceen
dc.subjectInstrumental genesisen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleIncorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemáticapt_BR
dc.title.alternativeIncorporating digital technology into the teaching practice : understanding the instrumental genesis of academics of undergraduate mathematicsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001092919pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples