Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática
| dc.contributor.author | Medeiros, Margarete Farias | pt_BR |
| dc.contributor.author | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:33:03Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223924 | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente artigo expõe uma pesquisa, de caráter qualitativo e cunho exploratório, sobre as possíveis causas da resistência de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática à inserção de Tecnologia Digital (TD) na prática docente. A pesquisa, fundamentada na teoria da gênese instrumental, foi realizada a partir de questionário on-line e observações sobre os comportamentos dos sujeitos durante a realização de propostas didáticas com utilização da TD. A partir da análise dos dados foi possível concluir que existem fortes indícios de que os referidos acadêmicos possuem medo de enfrentarem situações que a TD proporciona em relação aos conceitos matemáticos, que por sua vez, influenciam na resistência à incorporação de tal tecnologia na prática docente. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This article presents a research, of qualitative character and exploratory nature, on the possible causes of the resistance of academics of the undergraduate course in mathematics to the use of Digital Technology (DT) in the teaching practice. The research, based on the theory of Instrumental Genesis, was carried out from the online questionnaire and observations on the behaviors of the subjects during the realization of didactic proposals using the DT. There are strong indications that these scholars are afraid to face situations that the DT provides in relation to mathematical concepts, which in turn influences the resistance to the incorporation of such technology in the teaching practice. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n. 1 (jul. 2018),9 p. | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Digital technology | en |
| dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores : Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Endurance | en |
| dc.subject | Instrumental genesis | en |
| dc.subject | Teacher training | en |
| dc.title | Incorporação da tecnologia digital à prática docente : compreendendo a gênese instrumental de licenciandos em matemática | pt_BR |
| dc.title.alternative | Incorporating digital technology into the teaching practice : understanding the instrumental genesis of academics of undergraduate mathematics | en |
| dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001092919 | pt_BR |
| dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Exatas e da Terra (6548)

