Reflexões sobre o raciocínio lógico ao aprender a programar no Squeak Etoys
dc.contributor.author | Morais, Anuar Daian de | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Léa da Cruz | pt_BR |
dc.contributor.author | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:32:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223895 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesse trabalho são analisados dados parciais de uma pesquisa de doutorado que tem como principal interesse investigar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Os dados foram coletados com uma turma de 8ª série de uma escola da rede pública. No texto ainda há uma breve apresentação histórica do software Squeak Etoy e suas principais características. Logo em seguida, serão analisados uso das operações lógicas de Negação, Disjunção e Conjunção a partir dos Scripts produzidos pelos estudantes e dos diálogos com os professores. Por fim serão feitas as considerações finais sobre tal tema. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper we analyze data from a partial doctoral research whose main interest to investigate the development of logical-mathematical reasoning. The data were collected with a classroom from a public school. In the text there is still a brief historical presentation software Squeak Etoy and its main features. Thereafter, we will analyze the use of logical operations of Negation, Conjunction and Disjunction starting Scripts produced by students and dialogues with their teachers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 11, n. 3 (dez. 2013), 10 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Algoritmos | pt_BR |
dc.subject | Squeak Etoys | en |
dc.subject | Mathematic Education | en |
dc.subject | Lógica | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Digital Culture | en |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o raciocínio lógico ao aprender a programar no Squeak Etoys | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092816 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Exact and Earth Sciences (6158)