Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:32:08Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1132-0214pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223884pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo responder à seguinte interrogação: como as propriedades de reconhecimento e de compreensão, envolvidas na relação entre língua e discurso, atuam para a integração entre forma e sentido no ato de aquisição da linguagem? Para responder ao questionamento, são discutidos os desdobramentos da noção de significação em Benveniste (1995, 1989) para, após, serem analisados recortes de um fato de aquisição da linguagem de uma criança. A comunicação intersubjetiva envolve a significância do discurso, relacionada à capacidade de compreensão –fundamental na aquisição da linguagem para que a criança e o outro atribuam sentido e referência aos discursos–; e a significância do signo, vinculada à necessidade de reconhecimento pela criança e por seu interlocutor de formas instanciadas no discurso como pertencentes à língua ou como potencialidades para tal. Os recortes mostram que, ao lidar com o reconhecimento e a compreensão, a criança se situa como intérprete da língua-discurso.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to answer the following question: how do recognition and understanding properties, involved in the relationship between language and discourse, act towards the integration between form and meaning in the act of language acquisition? In order to answer the question, the unfolding of the notion of signification in Benveniste (1995, 1989) is discussed, to then analyze excerpts of facts related to the language acquisition process of a child. Intersubjective communication involves the significance of discourse, related to the act of understanding – essential in language acquisition for the child and the other to attribute meaning and reference to their discourses; and the significance of the sign, associated with the need that the child and their interlocutor recognize the forms instantiated in the discourse as belonging to the language or as potentialities of such. The excerpts show that, in dealing with recognition and understanding, children situate themselves as interpreters of languagediscourse.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLingüística. Montevideo, Uruguay. Vol. 35, n. 2 (dic. 2019), p. [59]-73pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectEnunciationen
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectSignificaçãopt_BR
dc.subjectSignificationen
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleSignificar para se instaurar na língua materna : vestígios da reflexão da criança na linguagempt_BR
dc.title.alternativeSignifying to establish oneself in the mother tongue : vestiges of child's thinking in languageen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127513pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples