Significar para se instaurar na língua materna : vestígios da reflexão da criança na linguagem
dc.contributor.author | Silva, Carmem Luci da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:32:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1132-0214 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223884 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo responder à seguinte interrogação: como as propriedades de reconhecimento e de compreensão, envolvidas na relação entre língua e discurso, atuam para a integração entre forma e sentido no ato de aquisição da linguagem? Para responder ao questionamento, são discutidos os desdobramentos da noção de significação em Benveniste (1995, 1989) para, após, serem analisados recortes de um fato de aquisição da linguagem de uma criança. A comunicação intersubjetiva envolve a significância do discurso, relacionada à capacidade de compreensão –fundamental na aquisição da linguagem para que a criança e o outro atribuam sentido e referência aos discursos–; e a significância do signo, vinculada à necessidade de reconhecimento pela criança e por seu interlocutor de formas instanciadas no discurso como pertencentes à língua ou como potencialidades para tal. Os recortes mostram que, ao lidar com o reconhecimento e a compreensão, a criança se situa como intérprete da língua-discurso. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to answer the following question: how do recognition and understanding properties, involved in the relationship between language and discourse, act towards the integration between form and meaning in the act of language acquisition? In order to answer the question, the unfolding of the notion of signification in Benveniste (1995, 1989) is discussed, to then analyze excerpts of facts related to the language acquisition process of a child. Intersubjective communication involves the significance of discourse, related to the act of understanding – essential in language acquisition for the child and the other to attribute meaning and reference to their discourses; and the significance of the sign, associated with the need that the child and their interlocutor recognize the forms instantiated in the discourse as belonging to the language or as potentialities of such. The excerpts show that, in dealing with recognition and understanding, children situate themselves as interpreters of languagediscourse. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Lingüística. Montevideo, Uruguay. Vol. 35, n. 2 (dic. 2019), p. [59]-73 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Language acquisition | en |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Enunciation | en |
dc.subject | Enunciação | pt_BR |
dc.subject | Significação | pt_BR |
dc.subject | Signification | en |
dc.subject | Língua materna | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Significar para se instaurar na língua materna : vestígios da reflexão da criança na linguagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Signifying to establish oneself in the mother tongue : vestiges of child's thinking in language | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001127513 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
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