Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC
dc.contributor.author | Souza, Napoliana Silva de | pt_BR |
dc.contributor.author | Santiago, Gabriella | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Jose Valdeni de | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Felipe Becker | pt_BR |
dc.contributor.author | Canto Filho, Alberto Bastos do | pt_BR |
dc.contributor.author | Perry, Gabriela Trindade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:31:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223857 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os MOOCs representam uma nova forma de acesso ao conhecimento – usualmente aberto e gratuito, alcançando um alto número de inscrições. A partir dessa nova modalidade de distribuição de cursos, surgem novas possibilidades de explorações ligadas à aprendizagem. Neste sentido, essa pesquisa está inserida no âmbito da análise das trajetórias de aprendizagem, e teve como objetivo analisar o comportamento navegacional de inscritos (n=1415) em um MOOC denominado Poesia Grega, a fim de investigar se a trajetória percorrida (linear ou não linear) possui relação com o desempenho dos concluintes (n=279). Para tanto, foram analisados registros de navegação, e os resultados revelaram que a maioria dos estudantes segue uma trajetória não linear. Todavia, o teste de Mann Whitney, para diferença das médias das notas identificou que o grupo que seguiu uma trajetória linear alcançou melhor desempenho se comparado ao grupo não linear. | pt_BR |
dc.description.abstract | MOOCs represent a new means of access to knowledge - usually open and free, with large numbers of enrollments. Through this new modality of course distribution new possibilities for investigations of learning experiences emerge. In this sense, this research is inserted in the scope of the analysis of paths learning, the objective of this study was to analyze the navigational behavior of students enrolled (n=1415) in a MOOC called “Greek Poetry”, in order to investigate whether the path adhered (linear and nonlinear) is related the performance of the learners who complete the course (n=279). For this purpose, we analyzed the navigation logs of this MOOC, and the results show that most students adhere to a nonlinear path. However, the MannWhitney test used for difference of the means of the grades identified that the group that adhered the linear path achieved better performance when compared to the non-linear group. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 1-11 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning trajectories | en |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Medição de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Linear path | en |
dc.subject | Non-linear path | en |
dc.title | Análise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOC | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the learning paths of students enrolled in a MOOC | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001078732 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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