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dc.contributor.authorSouza, Napoliana Silva dept_BR
dc.contributor.authorSantiago, Gabriellapt_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorNunes, Felipe Beckerpt_BR
dc.contributor.authorCanto Filho, Alberto Bastos dopt_BR
dc.contributor.authorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:31:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223857pt_BR
dc.description.abstractOs MOOCs representam uma nova forma de acesso ao conhecimento – usualmente aberto e gratuito, alcançando um alto número de inscrições. A partir dessa nova modalidade de distribuição de cursos, surgem novas possibilidades de explorações ligadas à aprendizagem. Neste sentido, essa pesquisa está inserida no âmbito da análise das trajetórias de aprendizagem, e teve como objetivo analisar o comportamento navegacional de inscritos (n=1415) em um MOOC denominado Poesia Grega, a fim de investigar se a trajetória percorrida (linear ou não linear) possui relação com o desempenho dos concluintes (n=279). Para tanto, foram analisados registros de navegação, e os resultados revelaram que a maioria dos estudantes segue uma trajetória não linear. Todavia, o teste de Mann Whitney, para diferença das médias das notas identificou que o grupo que seguiu uma trajetória linear alcançou melhor desempenho se comparado ao grupo não linear.pt_BR
dc.description.abstractMOOCs represent a new means of access to knowledge - usually open and free, with large numbers of enrollments. Through this new modality of course distribution new possibilities for investigations of learning experiences emerge. In this sense, this research is inserted in the scope of the analysis of paths learning, the objective of this study was to analyze the navigational behavior of students enrolled (n=1415) in a MOOC called “Greek Poetry”, in order to investigate whether the path adhered (linear and nonlinear) is related the performance of the learners who complete the course (n=279). For this purpose, we analyzed the navigation logs of this MOOC, and the results show that most students adhere to a nonlinear path. However, the MannWhitney test used for difference of the means of the grades identified that the group that adhered the linear path achieved better performance when compared to the non-linear group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 1-11pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning trajectoriesen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectMedição de desempenhopt_BR
dc.subjectLinear pathen
dc.subjectNon-linear pathen
dc.titleAnálise das trajetórias de aprendizagem de estudantes inscritos em um MOOCpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the learning paths of students enrolled in a MOOC en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001078732pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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