Mostrar el registro sencillo del ítem
Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria
dc.contributor.author | Silveira, Priscila Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Notare, Márcia Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T04:31:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223844 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesse artigo analisa-se o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação foi conduzida por um experimento, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Por meio de investigação geométrica, foram elaboradas atividades dinâmicas, nas quais se oportunizou o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na escola. Essa investigação foi realizada com o software GeoGebra, a partir da manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Os resultados do experimento apontam que, com a utilização de ambiente de geometria dinâmica, é possível resgatar o trabalho com o desenvolvimento do pensamento geométrico na escola básica. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this article, the development of geometric thinking and argumentation is analyzed based on the exploration of geometric folding situations in a dynamic geometry environment. The investigation was conducted by an experiment, with students in the ninth grade of elementary school. Through geometric investigation, dynamic activities were developed, in which the development of essential aspects of geometric thought, such as exploration, formulation and conjecture testing, as well as the encouragement of argument at school, was provided. This investigation was realized with the GeoGebra software, from the manipulation of dynamic geometric objects that simulate folds on sheets of paper, in which the students were encouraged to explore and argue. The results of the experiment show that, with the use of a dynamic geometry environment, it is possible to rescue work with the development of geometric thinking in the basic school. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 18, n. 1 (2020), [10] p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geometria dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Dynamic geometry | en |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Pensamento matemático | pt_BR |
dc.subject | Mathematical education | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometric thinking | en |
dc.subject | Argument in geometry | en |
dc.title | Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria | pt_BR |
dc.title.alternative | Dynamic folding argumentation in geometry | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001118744 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Exactas y Naturales (6158)