Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilveira, Priscila Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T04:31:26Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223844pt_BR
dc.description.abstractNesse artigo analisa-se o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação foi conduzida por um experimento, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Por meio de investigação geométrica, foram elaboradas atividades dinâmicas, nas quais se oportunizou o desenvolvimento de aspectos essenciais do pensamento geométrico, como a exploração, formulação e teste de conjecturas, assim como o incentivo à argumentação na escola. Essa investigação foi realizada com o software GeoGebra, a partir da manipulação de objetos geométricos dinâmicos que simulam dobraduras em folhas de papel, nos quais os alunos foram incentivados a explorar e argumentar. Os resultados do experimento apontam que, com a utilização de ambiente de geometria dinâmica, é possível resgatar o trabalho com o desenvolvimento do pensamento geométrico na escola básica.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, the development of geometric thinking and argumentation is analyzed based on the exploration of geometric folding situations in a dynamic geometry environment. The investigation was conducted by an experiment, with students in the ninth grade of elementary school. Through geometric investigation, dynamic activities were developed, in which the development of essential aspects of geometric thought, such as exploration, formulation and conjecture testing, as well as the encouragement of argument at school, was provided. This investigation was realized with the GeoGebra software, from the manipulation of dynamic geometric objects that simulate folds on sheets of paper, in which the students were encouraged to explore and argue. The results of the experiment show that, with the use of a dynamic geometry environment, it is possible to rescue work with the development of geometric thinking in the basic school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 18, n. 1 (2020), [10] p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectDynamic geometryen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPensamento matemáticopt_BR
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectGeometric thinkingen
dc.subjectArgument in geometryen
dc.titleDobraduras dinâmicas e a argumentação em geometriapt_BR
dc.title.alternativeDynamic folding argumentation in geometry en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118744pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem