Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSteffens, César Augustopt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-13T04:39:54Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223804pt_BR
dc.description.abstractApresentamos neste trabalho uma experiência em sala de aula realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS, na disciplina de Enriquecimento Curricular intitulada “Que medida é esta?”, na qual os alunos desenvolveram atividades, experimentais e de outros tipos, envolvendo a medição como um processo de aquisição de dados. Foram elaborados guias de atividades, com tarefas e desafi os, que orientaram o trabalho dos alunos, primeiro em pequenos grupos (dois ou três alunos por grupo), nos quais realizaram medições, análise de dados qualitativos e quantitativos, responderam a questões específi cas e a questionamentos sobre os dados e resultados por eles obtidos. As descobertas, os conceitos trabalhados e os resultados obtidos eram sempre confrontados e socializados ao fi nal do encontro, envolvendo os alunos em discussões, complementadas ou não pelo professor. O aumento do interesse e participação dos alunos na execução das tarefas e questionamentos propostos, na prontidão e pré-disposição positiva para iniciar novas atividades, sem contar a qualidade dos registros, a satisfação na realização das atividades e na socialização dos resultados validaram o trabalho desenvolvido e os objetivos gerais e aspirações por nós vislumbrados no planejamento inicial.pt_BR
dc.description.abstractIn this work is presented a classroom experience realized at “Colégio de Aplicação da UFRGS” (Public Rio Grande Do Sul Federal High School), at the curricular enrichment discipline entitle “What measure is this?”, in which the students developed experimental activities involving the measurement as an acquisition process of data. Were elaborated activities guides, based on challenges, guiding the students tasks, fi rst in reduced groups (two or three students by group), collecting measurements, qualitative and quantitative data analysis, answering specifi c questions and questions about the collected information. The discoveries and concepts were always discussed and worked in the end of the meeting, involving the students in the discussion, supplemented or not by the teacher. The increased interest and participation of the students about the tasks execution and question proposed, in the readiness and positive pre-disposition to start new activities, in addition to the quality of the records, the satisfaction in the activities achieved and socializing resolutions validated the work and the general goals and aspirations projected in the planned activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do aplicação. Porto Alegre, RS. Vol. 22, n. 2 (jul./dez. 2009), p. 165-182pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectMeasurementen
dc.subjectGrandezas físicaspt_BR
dc.subjectMedidas fisicaspt_BR
dc.subjectData acquisitionen
dc.titleRetomando a medição no ensino médio : uma experiência didáticapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000763678pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples