Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorDalmolin, Antonio Marcos Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Rosane Nunespt_BR
dc.date.accessioned2021-07-13T04:38:47Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223704pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa apresentada neste artigo se estruturou a partir do seguinte problema: como a Educação do Campo dialoga com as Ciências da Natureza, na formação em nível de licenciatura, de educadores e educadoras? Os objetivos foram: a) Compreender como se estabelece o diálogo entre a Educação do Campo e as Ciências da Natureza, nas LEDOC/UFRGS, a partir das vivências relatadas pelos egressos e egressas; b) Identificar vivências dos egressos e das egressas das LEDOC/UFRGS, desenvolvidas durante o curso, a partir das entrevistas realizadas. O referencial teórico foi composto de: trabalhos relacionados à Educação do Campo, balizados pelo educador Paulo Freire e contribuições de outros autores. A investigação foi qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizou as entrevistas semiestruturadas como instrumento de investigação. Os participantes da pesquisa foram os egressos e egressas das primeiras turmas das Licenciaturas em Educação do Campo - Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A técnica de análise das respostas obtidas nas entrevistas foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados foram discutidos com base em quatro categorias que são: as marcas resultantes da formação, a alternância, a formação por área de conhecimento em Ciências da Natureza e a interdisciplinaridade. Na resposta ao problema de pesquisa, a interdisciplinaridade voltada a compreender o mundo vivido, é o elemento central que articula o diálogo entre a Educação do Campo e as Ciências da Natureza, na formação de educadoras e educadores do/no campo.pt_BR
dc.description.abstractLa investigación presentada en este artículo se estructuró en torno al siguiente problema: ¿cómo la Educación Rural dialoga con las Ciencias de la Naturaleza, en la formación del profesorado?. Los objetivos fueron: a) Comprender cómo se establece el diálogo entre Educación Rural y Ciencias de la Naturaleza en LEDOC / UFRGS, a partir de las experiencias reportadas por graduados; b) Identificar experiencias de egresados en LEDOC / UFRGS, desarrolladas durante el curso, a partir de las entrevistas realizadas. El marco teórico estuvo compuesto por: trabajos relacionados con la Educación Rural, obras de Paulo Freire y contribuciones de otros autores. La investigación fue cualitativa, del tipo estudio de caso y utilizó entrevistas semiestructuradas como instrumento de investigación. Los participantes de la investigación fueron los graduados de las primeras clases de las Licenciaturas en Educación Rural - Ciencias de la Naturaleza, de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. La técnica de análisis de las respuestas obtenidas en las entrevistas fue el Análisis Textual Discursivo. (ATD). Los resultados se discutieron en base a cuatro categorías que son: las marcas resultantes de la formación, alternancia, formación por área de conocimiento en ciencias naturales y Interdisciplinariedad. En respuesta al problema de investigación, la interdisciplinariedad dirigida a comprender el mundo experimentado, es el elemento central que articula el diálogo entre la Educación Rural y las Ciencias de la Naturaleza, en la formación de educadores en el contexto rural.es
dc.description.abstractThe research presented in this paper was structured around the following problem: how Rural Education dialogues with the Sciences of Natural, in teacher training in licentiate courses? The objectives were: a) Understand how the dialogue between Rural Education and Nature Sciences is established in LEDOC/UFRGS, based on the experiences reported by the graduates; b) Identify experiences of graduates of LEDOC/UFRGS, developed during the course, from the interviews conducted. The theoretical framework was composed of texts: related to Rural Education, marked out by the educator Paulo Freire and contribution by other authors. This was a qualitative case study that used semi-structured interviews as a research instrument. The research participants were the first graduates of the Licentiate’s in Rural Education - Natural Sciences, from the Federal University of Rio Grande do Sul. Discursive Textual Analysis (DTA) was used on the answers obtained from the interviews. The results were discussed based on four categories which are: the marks resulting from the training, pedagogy of alternation, training in Natural Sciences and interdisciplinarity. In response to the research problem, interdisciplinarity aimed at understanding the lived world, is the central element that articulates the dialogue between the Rural Education and the Sciences of the Nature, in the teachers training in the rural context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 37 (2021), 23 f., e20715pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectRural Educationen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectNatural Sciencesen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher Educationen
dc.subjectDiscursive Textual Analysisen
dc.subjectEducación Rurales
dc.subjectCiencias de la Naturalezaes
dc.subjectInterdisciplinariedades
dc.subjectFormación del Profesoradoes
dc.subjectAnálisis Textual Discursivoes
dc.titleO canto dos pássaros egressos da licenciatura em educação do campo em ciências da natureza da UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeBirdsong licentiates in rural education in natural sciences of the UFRGS en
dc.title.alternativeLa canción del pájaros egresos de la educación rural en ciencias de la naturaleza de la UFRGS es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127346pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem