Lado C : o arranjador e produtor musical na música instrumental
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta os bastidores do processo de construção do álbum inédito “Lado C”, evidenciando os processos de arranjo e produção musical, com o objetivo de compreender melhor as possíveis formas de atuação nestas duas áreas dentro da música instrumental. Este trabalho, por conta do atravessamento da pandemia da COVID-19, também se propõe a demonstrar possíveis caminhos da gravação à distância, onde cada músico grava em seu home studio. O álbum “Lado C” tem o intuito de apresentar uma ...
Este trabalho apresenta os bastidores do processo de construção do álbum inédito “Lado C”, evidenciando os processos de arranjo e produção musical, com o objetivo de compreender melhor as possíveis formas de atuação nestas duas áreas dentro da música instrumental. Este trabalho, por conta do atravessamento da pandemia da COVID-19, também se propõe a demonstrar possíveis caminhos da gravação à distância, onde cada músico grava em seu home studio. O álbum “Lado C” tem o intuito de apresentar uma produção de música instrumental mais distante dos padrões de sonoridade e estética comuns ao gênero, pois quando se fala em jazz e/ou música instrumental o padrão é uma visão de que se deve gravar ao vivo, obedecendo um som mais acústico. Buscando modernizar estas concepções mais tradicionais, foram estudados aspectos de produção musical e de arranjo que pudessem proporcionar no conjunto do resultado final uma textura sonora mais processada e irreverente, com o objetivo de chegar em um produto mais original. O repertório do álbum é composto por seis composições autorais: Seventango, Percurtindo, Vendo a Vida Passar, Subliminar, Elo (parceria com Mateus Alves) e Lado C. As gravaçõs contam com a participação de vários músicos: Sandro Bonato gravou todas as Baterias, Leandro Santos gravou contrabaixo elétrico na faixa “Lado C”, Cri Ramos participou gravando contrabaixo na faixa “Vendo a Vida Passar”, Caio Maurente gravou contrabaixo acústico em “Seventango” e “Percurtindo”, e gravou contrabaixo elétrico na faixa “Subliminar”, Antônio Flores gravou guitarra em “Vendo a Vida Passar”, “Seventango” e “Percurtindo”, Adriano Sperandir gravou guitarra em “Elo” e violão em “Seventango”, Julio Herrlein gravou o violão em “Subliminar” e Bruno Coelho gravou percussões nas faixas “Elo”, “Seventango” e “Lado C”, os demais instrumentos foram gravados por mim, através de instrumentos virtuais, timbres eletrônicos de teclado, samples, etc. ...
Abstract
This paper showcases the making of the new album "Lado C", showing the processes of arrangement and musical production, in order to better understand the possible ways of acting in these two areas within instrumental music. This work, due to the COVID-19 pandemic, also proposes to demonstrate possible paths of distance recording, where each musician records in his home studio. The album “Lado C” aims to present an instrumental music production that is farther from the sound and aesthetic standa ...
This paper showcases the making of the new album "Lado C", showing the processes of arrangement and musical production, in order to better understand the possible ways of acting in these two areas within instrumental music. This work, due to the COVID-19 pandemic, also proposes to demonstrate possible paths of distance recording, where each musician records in his home studio. The album “Lado C” aims to present an instrumental music production that is farther from the sound and aesthetic standards common to the genre, because when it comes to jazz and / or instrumental music, the standard approach is that it should be recorded at the same time, in a live setting, usually with more acoustic sounds. Seeking to modernize these more traditional conceptions, aspects of musical production and arrangement that could provide the final result with a more processed and irreverent sound texture were studied, in order to reach at a more original product. The album's repertoire consists of six original compositions: Seventango, Percurtindo, Vendo a Vida Passar, Subliminar, Elo (in partnership with Mateus Alves) and Lado C. The recordings have the contribution of several musicians: Sandro Bonato recorded all the Drums, Leandro Santos recorded electric bass on the track “Lado C”, Cri Ramos participated by recording bass on the track “Vendo a Vida Passar”, Caio Maurente recorded acoustic bass on “Seventango” and “Percurtindo”, and electric bass on the track “Subliminar”, Antônio Flores recorded the electric guitar in "Vendo a Vida Passar", "Seventango" and "Percurtindo", Adriano Sperandir recorded the electric guitar in "Elo" and guitar in "Seventango", Julio Herrlein recorded the guitar in "Subliminar", and Bruno Coelho recorded percussions in the tracks “Elo”, “Seventango” and “Lado C”, the other instruments were recorded by me, through virtual instruments, electronic keyboard tones, samples, etc. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado.
Coleções
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TCC Música (198)
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