Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPacievitch, Carolinept_BR
dc.date.accessioned2021-07-13T04:38:02Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2531-0968pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223660pt_BR
dc.description.abstractEsse texto apresenta a constituição de um projeto de pesquisa, inspirado no Grup de Recerca en Didàctica de les Ciències Socials (Gredics), como forma de homenagem aos escritos e ensinamentos de Joan Pagès. Trata-se de um projeto de pesquisa baseado em trabalho coletivo com participantes universitários e da Educação Básica. A proposta é criar um grupo de pesquisa com docentes interessados em realizar e analisar experiências didática a partir da seguinte problemática: aulas de história da democracia podem ser espaço de criação de utopias, por parte de estudantes e docentes? O principal foco será produzir e analisar, coletivamente, aulas sobre história da democracia, a fim de explorar as relações temporais mobilizadas por estudantes de Educação Básica. Segundo Pagès, o ensino de História é espaço privilegiado para a educação política com vistas à radicalização da democracia. Um processo lento e não linear, aberto às multiplicidades que, acima de tudo, ajude a imaginar futuros mais igualitários, justos e livres de racismos e discriminações. Como propõe Wendy Brown, é preciso pensar a democracia para aprofundar debates éticos e políticos em torno de outros mundos possíveis. O projeto, portanto, procurará promover encontros entre estudantes, docentes da Educação Básica e docentes universitários, pois foi esse, talvez, o movimento mais importante que Pagès realizou ao longo de sua vida profissional. É assim que tentarei honrar o que aprendi com ele: ainda que sejam encontros inacabados e imperfeitos, que grupos e redes de diálogo continuem sendo inspirados por Pagès, e que sigamos criando conceitos e utopias na aula de história.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the constitution of a research project inspired by the Grup de Recerca en Didàctica de les Ciències Socials (Gredics), as a wayof paying homage to the writings and teachings of Joan Pagès. It is a research project based on collective work with university-level and Basic Education participants. The proposal is to create a research group with professors and teachers interested in conducting and analyzing didactic experiences based on the following problem: can classes on the history of democracy be a space for the creation of utopias by students and teachers? The focus will be the collective production and analysis of classes on the history of democracy to explore the temporal relations mobilized by Basic Education students. According to Pagès, the teaching of history is a privileged space for political education with a view to radicalizing democracy; a slow and non-linear process, open to multiplicities that, above all, helps students to imagine futures that are more egalitarian, just and free from racism and discrimination. As proposed by Wendy Brown, thinking about democracy is necessary to deepen ethical and political debates around other possible worlds. The project will thus promote meetings between students, teachers of Basic Education and university professors, as this was, perhaps, the most important movement that Pagès made during his professional life. That is how I will try to honor what I learned from him: even if these meetings are unfinished and imperfect, we must make sure that groups and networks of dialogue continue to be inspired by Pagès, and that we go on creating concepts and utopias in history classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREIDICS: Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales. Espanha. Vol. 8 (2021), p. 58-71pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducação cidadãpt_BR
dc.subjectCitizenship educationen
dc.subjectDemocracyen
dc.subjectUtopiaen
dc.titleAulas imperfeitas : democracia, utopia e investigação no ensino de históriapt_BR
dc.title.alternativeClases imperfectas : democracia, utopía e investigación en la enseñanza de la historiaes
dc.title.alternativeImperfect Classroom : democracy, utopia and history teachingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001128284pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples