Ferramenta computacional de Auxílio à gestão de curso de graduação
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Software to assist in undergraduate course management
Assunto
Resumo
O presente trabalho propõe uma ferramenta computacional capaz de auxiliar na gestão de cursos de graduação, que traça os fatores explicativos para uma alta evasão escolar nas universidades. Através da análise de dados históricos de alunos e disciplinas disponíveis no portal acadêmico, a ferramenta calcula uma série de métricas e as apresenta através de gráficos e tabelas com o intuito de auxiliar os gestores de cursos de graduação a acompanharem o aproveitamento dos alunos. Os dados referentes ...
O presente trabalho propõe uma ferramenta computacional capaz de auxiliar na gestão de cursos de graduação, que traça os fatores explicativos para uma alta evasão escolar nas universidades. Através da análise de dados históricos de alunos e disciplinas disponíveis no portal acadêmico, a ferramenta calcula uma série de métricas e as apresenta através de gráficos e tabelas com o intuito de auxiliar os gestores de cursos de graduação a acompanharem o aproveitamento dos alunos. Os dados referentes aos alunos foram categorizados conforme sua situação em relação à Universidade como evadidos, ativos ou formados. Deste modo, a ferramenta é capaz de comparar os resultados com base nos diferentes grupos, podendo inclusive observar como um aluno individual tem seu histórico relacionado ao de seus pares. Com relação às disciplinas, a ferramenta também revela métricas do aproveitamento dos alunos no curso ao decorrer dos semestres, com a possibilidade de a análise ser restrita à diferentes grupos de alunos e períodos, conforme a necessidade do gestor ou coordenador. A fim de demonstrar a viabilidade e versatilidade da ferramenta, este trabalho conta com um estudo de caso no qual utiliza dados atuais e históricos dos alunos do curso de Engenharia da Computação da UFRGS como base de pesquisa. ...
Abstract
The present work proposes a software able to assist in undergraduate course management, which aims to track the main reasons for evasion in undergraduate courses in universities. Through the analysis of historical data of students and subjects available on the academic portal, the software measures a set of metrics and present them by charts and tables with the intent of helping undergraduate course managers when monitoring student evolution. The data has been categorized by each student curren ...
The present work proposes a software able to assist in undergraduate course management, which aims to track the main reasons for evasion in undergraduate courses in universities. Through the analysis of historical data of students and subjects available on the academic portal, the software measures a set of metrics and present them by charts and tables with the intent of helping undergraduate course managers when monitoring student evolution. The data has been categorized by each student current status with the university such as evaded, active or graduated. Therefore, the tool is able to compare results between different groups and even to observe what is the relationship of an individual student’s course history to his or her peers. Regarding disciplines, the software is able to reveal metrics of student’s performance in the course through all the semesters, with the possibility of the analysis being restricted to different groups of students and periods, depending on the manager or coordinator needs. In order to demonstrate the viability and versality of the software, this work presents a case study based on current and historical data from students in the Computer Engineering course at UFRGS as a research base. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciência da Computação (1024)
Este item está licenciado na Creative Commons License