O jogo e a educação grega : Paidia enquanto elemento formativo da Paideia
dc.contributor.author | Rosa, Marcelo Prado Amaral | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Michel | pt_BR |
dc.contributor.author | Fenner, Roniere dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-07T04:36:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1852-9488 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223383 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os jogos e a educação eram conquistas pelas quais os gregos apresentam estima. Dentre os jogos, destacam-se os de caráter competitivo, conhecidos como âgon – por possuírem regras, e de diversão, conhecidos por Paidia – jogos sem regras, destinados às crianças. Já na educação, Paideia, inicialmente buscavam a formação ideal para as crianças, o que posteriormente passa a ser concebido como uma formação completa, a formação do homem. Dessa forma, o objetivo do trabalho é identificar as relações existentes entre o jogo (Paidia) e a educação (Paideia), com a finalidade de explorar as proximidades entre tais esferas na educação, destacando a relevância do termo Paidia enquanto elemento formativo da Paideia grega. O trabalho possui abordagem teórica e salienta evidências que apontam a relevância do termo Paidia para a educação grega. Sublinha-se a existência da relação de consequência entre a Paidia e Paideia, uma vez que a primeira se comporta como instrumento prévio de ensino sobre questões políticas e éticas do futuro cidadão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Games and education achievements by which the Greeks have estimated. Among the games, the stand out of competitive character, known as âgon - by having rules, and fun, known for Paidia - Games without rules, aimed at children. In the education, Paideia, initially sought the ideal training for children, which later becomes conceived as a complete formation, the formation of man. Thus, the objective is to identify the relationship between the game (Paidia) and education (Paideia), in order to explore the vicinity of such spheres in education, highlighting the relevance of Paidia term as formative of the Greek Paideia. The work has theoretical approach and emphasizes evidence indicating the importance of Paidia term for the Greek education. It stresses the existence of consequence relationship between Paidia and Paideia, since the first behaves like previous instrument of education on political and ethical issues of the future citizen. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Prometeica. Revista de Filosofia y Ciencias [recurso eletrônico]. Mar del Plata, Argentina. Ano 6, n. 14 (2016), p. 66-72 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Educational games | en |
dc.subject | Paidéia | pt_BR |
dc.subject | Paideia | en |
dc.subject | Grécia antiga | pt_BR |
dc.subject | Ancient Greece | en |
dc.title | O jogo e a educação grega : Paidia enquanto elemento formativo da Paideia | pt_BR |
dc.title.alternative | The game and the greek education : Paidia as formative of Paideia | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001012765 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)