Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFetter, Bruna Wulffpt_BR
dc.contributor.authorMarques, Clara Siliprandi de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-06T04:46:51Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223278pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar as relações que se estabelecem entre a mediação de arte e os bacharelados em História da Arte no Brasil. Para isso, conceitua a mediação cultural, discute algumas das dimensões que atravessam a formação de mediadores, e traça um panorama sobre as condições de trabalho com mediação de arte no Brasil. Toma como fonte primária documental os Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC) de três cursos brasileiros de História da Arte, oferecidos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Brasília (UnB). Analisa, em especial, os perfis dos egressos descritos nesses documentos. A partir da compreensão de que os estudantes são participantes ativos dos processos de ensino-aprendizagem, também utiliza como fonte entrevistas semi-estruturadas realizadas com egressos desses cursos que defenderam seus trabalhos de conclusão sobre a mediação de arte. A pesquisa busca articular modos pelos quais ambos campos podem se complementar, em prol de uma História da Arte mais diversa, inclusiva e acessível. De modo mais amplo, procura discutir como a mediação de arte pode ser um método que permite repensarmos como concebemos a produção e a circulação de conhecimentos em História da Arte.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate the relationship between Art mediation and Brazilian Art History undergraduate degrees. To this end, it conceptualizes cultural mediation, discusses some dimensions that revolve around the training of cultural mediators, and elaborates an overview of the working conditions within Art mediation in Brazil. The primary documentary source are the Curricular Course Projects (PPC) of three Brazilian Art History undergraduate courses, offered at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and at the University of Brasília (UnB). In particular, this paper analyzes the profiles of graduates, described in these documents. Based on the understanding that students are active participants in the teaching-learning processes, it also uses semi structured interviews with graduates from theses courses who wrote their senior thesis on Art mediation. This research seeks to articulate ways in which both fields can complement each other, in favor of a more diverse, inclusive and accessible History of Art. More broadly, it aims to discuss how Art Mediation can be a method that allows us to rethink how we conceive the production and circulation of knowledge in Art History.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMediação culturalpt_BR
dc.subjectCultural mediationen
dc.subjectArt mediationen
dc.subjectHistória da artept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectArt history teachingen
dc.subjectEnsino superior : Brasilpt_BR
dc.subjectPedagogical and curricular course projectsen
dc.subjectBrazilian higher educationen
dc.title“A gente falava da vida” : aproximações e distâncias entre a mediação de arte e o ensino superior em História da Arte no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127852pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples