Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.contributor.authorLucas, Julia Kielingpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-06T04:46:47Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223276pt_BR
dc.description.abstractO fantástico é tema constante na literatura (TODOROV, 1992), nas histórias contadas para as crianças e, também, nos jogos de faz de conta. Os jogos de RPG, cosplay, games e eventos temáticos popularizados entre crianças e jovens na atualidade, nos quais os participantes criam personagens através da caracterização e da corporeidade, possuem uma forte relação com o teatro, por conta do seu caráter representativo e narrativo, e pelo fato de que todos jogam dentro de uma mesma lógica. O trabalho tem por objetivo investigar possibilidades de abordagem de elementos constitutivos do teatro no exercício das atividades relacionadas ao fantástico, na perspectiva de evidenciar a importância deste tema no ensino de teatro e na formação de espectadores. Para tanto, as características do gênero fantástico são especificadas e, a partir delas, algumas atividades conceituadas como Práticas Fantásticas são apresentadas para demonstrar conexões entre o teatro e a educação, visando evidenciar seu caráter teatral e pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractThe fantastic is a constant theme in literature (TODOROV, 1992), in stories told to children, and also in the Pretend Play. Role Playing Games, cosplay, video games and thematic events popularized between children and teenagers today, which in the participants create characters using characterization and corporeality, have a strong relationship with the theater, due to their representative and narrative qualities, also by the fact that they all play using the same logic. The objective of this work is to investigate possibilities of approaching the constituting elements of theater on the exercise of activities related to the fantastic, aiming highlight the importance of this theme to the theater teaching and in the training of spectators. To do this, the Fantastic genre’s characteristics are specified and, about them, some activities conceptualized as Fantastic Practices are presented to demonstrate the connections between theater and education, aiming to highlight its theatrical and pedagogical feature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFantasticen
dc.subjectFantástico na literaturapt_BR
dc.subjectTeatro : Pedagogiapt_BR
dc.subjectPretend playen
dc.subjectTheater pedagogyen
dc.subjectCosplaypt_BR
dc.subjectRPGen
dc.titleAventuras imaginárias : construindo pontes para o teatro através do fantásticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127684pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples