Da Roda de Choro a Los Choros de Madrid : prática e recepção da música brasileira na Espanha
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta monografia de conclusão do curso de bacharelado em Música Popular, trata-se de um estudo etnomusicológico a respeito da prática e recepção do choro, através de método etnográfico na Espanha, onde se realiza essa música popular. Da Roda de Choro a Los Choros de Madrid, o estudo de caso em questão é desenvolvido a partir das técnicas qualitativas de pesquisa, motivadas pelas percepções dos seus interlocutores. A partir deste levantamento empírico, analisa-se a cena deste ecossistema motivado ...
Esta monografia de conclusão do curso de bacharelado em Música Popular, trata-se de um estudo etnomusicológico a respeito da prática e recepção do choro, através de método etnográfico na Espanha, onde se realiza essa música popular. Da Roda de Choro a Los Choros de Madrid, o estudo de caso em questão é desenvolvido a partir das técnicas qualitativas de pesquisa, motivadas pelas percepções dos seus interlocutores. A partir deste levantamento empírico, analisa-se a cena deste ecossistema motivador da Roda de Choro de Madrid até chegar a Los Choros de Madrid, e seu discurso comunicativo e sonoro atual que emite. Parte da revisão teórica contempla os conceitos socioantropológicos, culturais e estéticos globalizados através dessa música, e possui como objetivo principal investigar o impacto social em seus agentes de transmissão nos meios de comunicação massiva virtuais. As narrativas se desenvolvem em ordem cronológica, considerando-se as (inter)ações mutuas in loco e, principalmente, no ciberespaço. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Música (193)
Este item está licenciado na Creative Commons License