Arranjos para o ensino de música na educação básica : uma narrativa pedagógica da construção de dois arranjos em sala de aula
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho busca refletir sobre o processo de elaboração de arranjos musicais feitos para o ensino de música na educação básica. Através da estratégia da narrativa pedagógica, descrevi o processo em dois contextos diferentes: no estágio de docência em música deste curso de licenciatura em música, que realizei no Colégio de Aplicação da UFRGS em Porto Alegre e, posteriormente, no meu trabalho como professora de música numa escola municipal de Canoas, ambos no estado do Rio grande do Sul. Send ...
Este trabalho busca refletir sobre o processo de elaboração de arranjos musicais feitos para o ensino de música na educação básica. Através da estratégia da narrativa pedagógica, descrevi o processo em dois contextos diferentes: no estágio de docência em música deste curso de licenciatura em música, que realizei no Colégio de Aplicação da UFRGS em Porto Alegre e, posteriormente, no meu trabalho como professora de música numa escola municipal de Canoas, ambos no estado do Rio grande do Sul. Sendo assim, minhas narrativas procuram esclarecer e compreender as escolhas, decisões e alternativas empregadas diante de possíveis problemas da didática musical e da didática dos instrumentos utilizados na elaboração de dois arranjos. Os arranjos analisados foram elaborados na aula de música, como disciplina do currículo escolar obrigatório, a partir da escolha de repertório feita pelos próprios alunos, consistindo em peças arranjadas para serem cantadas e tocadas em grupo. Na construção desses dois arranjos, cada repertório foi analisado em aula sob diversos aspectos musicais e, em cada música, uma parte foi selecionada por todos para compor a forma desses arranjos, que foi a forma “medley”. As reflexões feitas neste trabalho evidenciam uma abordagem músico-pedagógica em que o aprendizado significativo dos alunos é o alicerce da criação de cada arranjo. Acredito, portanto, que esta narrativa possa vir a contribuir para que outros professores busquem alternativas e ideias para criarem seu próprio material pedagógico-musical e que também possam considerar a inclusão de arranjos em sua prática pedagógica como ferramenta de aprendizagem significativa e enriquecedora para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem musical. ...
Abstract
This final undergraduate paper aims to reflect upon the process of elaborating musical arrangements in the context of school music teaching. Through the strategy of pedagogical narratives, I described how this process ocurred in two different contexts: at the teaching practice during the of this undegraduate course, which I carried out at the Colégio de Aplicação da UFRGS, in Porto Alegre, and later, in my work as a music teacher at a municipal school in Canoas, both in the state of Rio Grande ...
This final undergraduate paper aims to reflect upon the process of elaborating musical arrangements in the context of school music teaching. Through the strategy of pedagogical narratives, I described how this process ocurred in two different contexts: at the teaching practice during the of this undegraduate course, which I carried out at the Colégio de Aplicação da UFRGS, in Porto Alegre, and later, in my work as a music teacher at a municipal school in Canoas, both in the state of Rio Grande do Sul. Therefore, these narratives seek to clarify and understand the choices, decisions and alternatives employed in the face of possible problems in the musical didactics and the didactics of the instruments used in the elaboration of the arrangements. These arrangements were elaborated as part of the music curriculum subject, based on the repertoire chosen by the students themselves, consisting of pieces arranged to be sung and played in group. In the construction of these two arrangements, each repertoire was analyzed in class under different musical aspects, and in each song, a part was selected by all to compose the form of these arrangements, which was the "medley". The reflections made in this paper show a music-pedagogical approach where the students' significant learning is the foundation for the creation of each arrangement. I believe, therefore, that this report may contribute so that other teachers can search for alternatives and ideas to create their own pedagogical material and that they can also consider the inclusion of arrangements in their pedagogical practice as a meaningful and enriching learning tool for all involved in the process of teaching musical learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Licenciatura.
Coleções
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TCC Música (193)
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