Análise de métodos para improvisação : uma bibliografia comentada
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar livros e materiais didáticos de improvisação musical tendo em vista ampliar meus conhecimentos e, assim, aprimorar a minha metodologia de ensino de improvisação com os meus alunos. A metodologia utilizada foi a análise documental. Os materiais utilizados na análise são todos brasileiros. A análise tomou como base o estudo desenvolvido por Daenecke (2009), que teve como objetivo analisar métodos destinados para o ensino de flauta doce. Para tanto, adotei ...
Este trabalho teve por objetivo analisar livros e materiais didáticos de improvisação musical tendo em vista ampliar meus conhecimentos e, assim, aprimorar a minha metodologia de ensino de improvisação com os meus alunos. A metodologia utilizada foi a análise documental. Os materiais utilizados na análise são todos brasileiros. A análise tomou como base o estudo desenvolvido por Daenecke (2009), que teve como objetivo analisar métodos destinados para o ensino de flauta doce. Para tanto, adotei um roteiro de análise, garantindo que a leitura e análise de todos os materiais selecionados fossem realizadas de modo sistemático, seguindo sempre os mesmos procedimentos. Tal análise me permitiu não apenas identificar características, limites e possibilidades de conhecer diferentes metodologias para poder utilizar com meus alunos, mas também me fez atentar para novos princípios e procedimentos no ensino de improvisação, além de sedimentar e fortalecer meus conhecimentos prévios de improvisação. ...
Abstract
This work aimed to analyze books and teaching materials for musical improvisation with a view to expanding my knowledge and, thus, improving my methodology of teaching improvisation with my students. The methodology used was the analysis of documents analysis. The materials used in the analysis are all Brazilian. The analysis was based on the study developed by Daenecke (2009) which aimed to analyze methods intended for teaching the recorder. To this end, I used an analysis script, ensuring tha ...
This work aimed to analyze books and teaching materials for musical improvisation with a view to expanding my knowledge and, thus, improving my methodology of teaching improvisation with my students. The methodology used was the analysis of documents analysis. The materials used in the analysis are all Brazilian. The analysis was based on the study developed by Daenecke (2009) which aimed to analyze methods intended for teaching the recorder. To this end, I used an analysis script, ensuring that the reading and analysis of all materials selected were carried out in a systematic manner, always following the same procedures. Such analysis allowed me not only to identify characteristics, limits and possibilities of knowing different methodologies to use with my students, but also made me pay attention to new principles and procedures in teaching improvisation, in addition to consolidating and further strengthening my previous knowledge of improvisation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Música (193)
Este item está licenciado na Creative Commons License