Ensino de música e tecnologia em tempos de isolamento social : um relato de docência
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo discorre sobre as práticas de docência no contexto de ensino superior em uma disciplina de Música e Tecnologia. Em razão da pandemia que acometeu o planeta em 2020 o ensino em todos os níveis sofreu transformações abruptas imediatas. O objetivo do presente estudo é demonstrar os procedimentos metodológicos utilizados no contexto de ensino de música e tecnologia no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Através de um relato de experiência, demonstrou- ...
Este estudo discorre sobre as práticas de docência no contexto de ensino superior em uma disciplina de Música e Tecnologia. Em razão da pandemia que acometeu o planeta em 2020 o ensino em todos os níveis sofreu transformações abruptas imediatas. O objetivo do presente estudo é demonstrar os procedimentos metodológicos utilizados no contexto de ensino de música e tecnologia no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Através de um relato de experiência, demonstrou-se a forma como foi ministrada uma disciplina que inicialmente foi projetada para o ensino presencial e migrou para o contexto de ensino remoto síncrono durante o período letivo do primeiro semestre de 2020. O trabalho demonstra as transformações realizadas na disciplina pelo viés do professor e suas impressões referentes ao contexto de ensino, ferramentas tecnológicas e reações descritas pelos estudantes ao longo do semestre. Foi averiguado que uma boa compreensão de diferentes possibilidades de ferramentas para utilização na prática do ensino remoto pode colaborar para um melhor desenvolvimento de aulas no contexto de música e tecnologia por parte do docente. Ademais, observou-se a importância de um olhar democrático por parte dos professores e instituições de ensino frente ao acesso a produtos tecnológicos, priorizando-se o uso de recursos gratuitos ou de baixo custo para utilização nas aulas, levando em consideração as diferentes realidades econômicas e de acesso dos estudantes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Música (193)
Este item está licenciado na Creative Commons License