O poder educativo das imagens dos quilombos - quilombolas no Livro Didático de Geografia.
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho visa mostrar como são apresentadas as imagens dos quilombos /quilombolas n os livros didáticos de Geografia, e sua atuação na construção de discursos sobre a luta dos negros no Brasil, a partir das obras aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2020 – PNLD. Esta pesquisa bu sca compreender o quanto essas imagens são constituidoras de significados na construção de uma suposta verdade ou realidade sobre questões étnico - raciais, entendendo os livros didáticos ...
Este trabalho visa mostrar como são apresentadas as imagens dos quilombos /quilombolas n os livros didáticos de Geografia, e sua atuação na construção de discursos sobre a luta dos negros no Brasil, a partir das obras aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2020 – PNLD. Esta pesquisa bu sca compreender o quanto essas imagens são constituidoras de significados na construção de uma suposta verdade ou realidade sobre questões étnico - raciais, entendendo os livros didáticos enquanto um artefato cultural, produtor de saberes e que está imerso e m relações de poder, especialmente p ela produção orquestrada pelo PNLD. Para isso examinar o eurocentrismo que ainda se faz presente na representação dos negros nas coleções selecionadas para esse trabalho, que tem o homem branco enquanto norma e reproduzi ndo, ainda, um discurso colonial. Outro objetivo será apresentar os diferentes significados da palavra quilombo ao longo do tempo, bem como na atualidade, assim como a legislação brasileira referente aos remanescentes de quilombos, para melhor compreensão de como as comunidades se apoderam do termo e das leis como forma de resistência. Busc amos , como referenciais teóricos prévios, aqueles que podem oferecer ferramentas de análise para esta pesquisa, Educação Étnico - Racial, Educação Antirracista, Educação De scolonial, Metodologias Pós - criticas e Geografia Escolar , nesse contexto serão utilizadas as reflexões contidas nos estudos de Ivaine Tonini, Aldo Oliveira, Wenceslao Machado de Oliveira Jr., Marlucy Paraíso dentre outros pesquisadores que possam contribui r com esta pesquisa. Atráves das imagens analisadas verificou - se que o preconceito e a discriminação ainda aparecem no livro didático, devido as diferenciações na forma como são representados os negros e os brancos, perpetuando estereótipos negativos sobre esta parcela da população. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (463)
Este item está licenciado na Creative Commons License