Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, André Luiz dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Raquel dapt_BR
dc.contributor.authorKlanovicz, Jamile Mezzomopt_BR
dc.contributor.authorJaeger, Angelita Alicept_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T04:20:13Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222942pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou analisar os modos como as atletas da seleção brasileira de futebol narram suas sessões de treinamento no Instagram em meio ao período de distanciamento social imposto pela Covid-19. As fotografias, os vídeos e textos exibidos nos perfis de 18 atletas foram capturados nos meses de março a julho de 2020. Com base nas postagens do Instagram, verificamos que essa produção de narrativas de si ocorre a partir da agência de inúmeros elementos que se associam e passam a compor os cenários dos treinamentos. Além disso, a análise mostrou que é por meio da inventividade e da circulação de saberes que as atletas protagonizam e viabilizam, mesmo que de forma remota, os treinamentos essenciais à função de jogadoras profissionais.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the ways athletes from Brazilian Women’s National Football Team narrate their training sessions on Instagram during the period of social distancing imposed by COVID-19. Photographs, videos, and texts posted in profiles of 18 athletes were captured from March to July 2020. Based on Instagram posts, we verified that this production of self-narratives is based on the agency of numerous elements that associate and become part of the training scenarios. In addition, the analysis showed that it is through inventiveness and the circulation of knowledge that athletes lead and enable, even if remotely, the training essential to the role of professional players.en
dc.description.abstractEl presente estudio buscó analizar cómo las atletas de la selección brasileña de fútbol narran sus sesiones de entrenamiento en el Instagram en el período de distancia social impuesto por la Covid-19. Las fotos, los videos y los textos exhibidos en los perfiles de 18 atletas fueron capturados en los meses de marzo a julio de 2020. Con base en las publicaciones del Instagram, constatamos que esa producción de narrativas de sí mismas ocurre a partir de la agencia de numerosos elementos que se asocian y pasan a componer los escenarios de los entrenamientos. Además, el análisis ha mostrado que es a través de la inventiva y de la circulación de saberes que las atletas protagonizan y viabilizan, aunque sea de manera remota, los entrenamientos esenciales a su rol de jugadoras profesionales.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Porto Alegre. Vol. 27, e27007 (jan./dez. 2021), p. 1-20pt_BR
dc.relation.ispartofMovimento, Porto Alegre: UFRGS. Vol. 27, e27007 (jan./dez. 2021), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFutebol femininopt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTreinamento físicopt_BR
dc.titleTreinamento de mulheres atletas: uma análise do instagram de jogadoras da seleção brasileira de futebol em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeTraining of women athletes: an instagram analysis of players from the brazilian women’s national football team in times of pandemicen
dc.title.alternativeEntrenamiento de mujeres atletas: un análisis del instagram de jugadoras de la selección brasileña de fútbol en tiempos de pandemiaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001127254pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples