Show simple item record

dc.contributor.authorFrantz, Débora de Sales Fontoura da Silvapt_BR
dc.contributor.authorDalcin, Andréiapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-23T04:31:32Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1980-3141pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222670pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um recorte da dissertação Potencialidades da fotografia para o ensino de geometria e proporção em uma escola do campo defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Descrevemos e analisamos uma sequência de atividades que envolvem a produção e manuseio de fotografias, por estudantes de uma escola do campo, e o estudo de conceito matemáticos envolvidos nas atividades. Participaram da pesquisa 11 estudantes que cursavam o oitavo e o nono anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório, localizada no município de Herveiras (RS). Por meio das fotografias produzidas foi possível identificar elementos da vida desses estudantes e refletir sobre os modos como se percebem e percebem o lugar onde moram, a escola e as práticas cotidianas. A análise permitiu evidenciar que a sequência de atividades com fotografias contribuiu, dentre outros aspectos, para a construção de um outro olhar sobre a fotografia, seja na percepção da presença da geometria, como no processo de elaboração do conceito de proporcionalidade. As fotografias possibilitaram diferentes registros do cotidiano e potencializaram a aprendizagem da matemática escolar por meio de uma prática pedagógica que valorizou a cultura local e a integração entre conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a section of the dissertation titled "Potentialities of photography for the teaching of geometry and proportion in a school of the countryside" developed within the Program of Post-Graduation on the Teaching of Mathematics of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil. We focus on describing and analyzing a sequence of activities involving the production and handling of photographs by students at a countryside school and the study of mathematical concepts involved in the activities. Eleven students attending the 8th and 9th years of the General Osório municipal elementary school, located in the city of Herveiras (RS), participated in the study. Through the photographs produced, it was possible to identify elements of the life of these students and to reflect on the ways in which they perceive themselves and the place where they live, the school and the daily practices. Through the analysis, it was possible to show that the sequence of activities with photographs contributed, among other aspects, to the construction of another view on photography, whether in the perception of the presence of geometry or in the process of elaboration of the concept of proportionality. The photographs enabled different records of everyday life and enhanced the learning of school mathematics through a pedagogical practice that emphasized local culture and the integration of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRematec : Revista de matemática, ensino e cultura [recurso eletrônico]. Natal, RN. Vol. 12, n. 25 (mai./ago. 2017), p. 121-140pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectCountryside schoolen
dc.titleFotografia e matemática em uma escola do campo : ampliando olhares, construindo saberespt_BR
dc.title.alternativePhotography and mathematics in a countryside school : broadening perspectives, building knowledgeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001077790pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record