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dc.contributor.authorCarvalho, Diana Paula de Souza Rego Pintopt_BR
dc.contributor.authorVitor, Allyne Fortespt_BR
dc.contributor.authorCogo, Ana Luisa Petersenpt_BR
dc.contributor.authorBittencourt, Greicy Kelly Gouveia Diaspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Viviane Euzébia Pereirapt_BR
dc.contributor.authorFerreira Júnior, Marcos Antôniopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-23T04:29:47Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0104-0707pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222622pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: comparar os níveis de pensamento crítico geral e as habilidades ou atributos cognitivos que o constituem, mensurados individualmente durante a formação de estudantes de graduação em Enfermagem, mediante uma intervenção de ensino com uso de Mapas Conceituais. Método: estudo experimental, randomizado, duplo-cego com delineamento antes e depois, realizado com 77 estudantes de graduação em enfermagem. Os sujeitos da pesquisa foram randomizados para os grupos controle (38) e experimento (39) e ambos participaram de um curso de extensão sobre Suporte Avançado de Vida em Cardiologia por um período de cinco semanas, quando a intervenção foi a construção de quatro mapas conceituais. A coleta de dados aconteceu por meio de um questionário sociodemográfico e a resolução do California Critical Thinking Skills Test (CCTST) antes do início do curso e após o encerramento, para mensuração do pensamento crítico. Resultados: os dados sociodemográficos confirmaram que os grupos possuíam características similares. Após a intervenção por meio dos mapas conceituais, as médias de pensamento crítico geral no pré e pós-teste foram classificadas como moderadas e não apresentaram diferença estatisticamente significativa. O Teste-t para amostras emparelhadas evidenciou a pontuação da habilidade Avaliação aumentada significativamente (p-valor de 0,022) no pós-teste para o grupo experimento. Conclusão: a utilização da estratégia de ensino com construção dos mapas conceituais apresentou bom desempenho na promoção do Pensamento Crítico Geral e de suas habilidades. Estratégias de ensino baseadas em teorias construtivistas devem ser incentivadas, pois desempenham um papel significativo na melhoria da aprendizagem e do Pensamento Crítico dos estudantes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTexto & contexto enfermagem. Vol. 29 (2020), e20180229pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem : Ensinopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectCuidados para prolongar a vidapt_BR
dc.titleMensuração do pensamento crítico geral em estudantes de cursos de graduação em enfermagem : estudo experimentalpt_BR
dc.title.alternativeMeasurement of general critical thinking in undergraduate nursing students : experimental studyen
dc.title.alternativeMedición del pensamiento crítico general en estudiantes de cursos de graduación de enfermería : estudio experimental: estudio experimentales
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001110040pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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