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Mensuração do pensamento crítico geral em estudantes de cursos de graduação em enfermagem : estudo experimental
dc.contributor.author | Carvalho, Diana Paula de Souza Rego Pinto | pt_BR |
dc.contributor.author | Vitor, Allyne Fortes | pt_BR |
dc.contributor.author | Cogo, Ana Luisa Petersen | pt_BR |
dc.contributor.author | Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Viviane Euzébia Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira Júnior, Marcos Antônio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T04:29:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-0707 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/222622 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: comparar os níveis de pensamento crítico geral e as habilidades ou atributos cognitivos que o constituem, mensurados individualmente durante a formação de estudantes de graduação em Enfermagem, mediante uma intervenção de ensino com uso de Mapas Conceituais. Método: estudo experimental, randomizado, duplo-cego com delineamento antes e depois, realizado com 77 estudantes de graduação em enfermagem. Os sujeitos da pesquisa foram randomizados para os grupos controle (38) e experimento (39) e ambos participaram de um curso de extensão sobre Suporte Avançado de Vida em Cardiologia por um período de cinco semanas, quando a intervenção foi a construção de quatro mapas conceituais. A coleta de dados aconteceu por meio de um questionário sociodemográfico e a resolução do California Critical Thinking Skills Test (CCTST) antes do início do curso e após o encerramento, para mensuração do pensamento crítico. Resultados: os dados sociodemográficos confirmaram que os grupos possuíam características similares. Após a intervenção por meio dos mapas conceituais, as médias de pensamento crítico geral no pré e pós-teste foram classificadas como moderadas e não apresentaram diferença estatisticamente significativa. O Teste-t para amostras emparelhadas evidenciou a pontuação da habilidade Avaliação aumentada significativamente (p-valor de 0,022) no pós-teste para o grupo experimento. Conclusão: a utilização da estratégia de ensino com construção dos mapas conceituais apresentou bom desempenho na promoção do Pensamento Crítico Geral e de suas habilidades. Estratégias de ensino baseadas em teorias construtivistas devem ser incentivadas, pois desempenham um papel significativo na melhoria da aprendizagem e do Pensamento Crítico dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Texto & contexto enfermagem. Vol. 29 (2020), e20180229 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject | Cuidados para prolongar a vida | pt_BR |
dc.title | Mensuração do pensamento crítico geral em estudantes de cursos de graduação em enfermagem : estudo experimental | pt_BR |
dc.title.alternative | Measurement of general critical thinking in undergraduate nursing students : experimental study | en |
dc.title.alternative | Medición del pensamiento crítico general en estudiantes de cursos de graduación de enfermería : estudio experimental: estudio experimental | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001110040 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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