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dc.contributor.advisorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.contributor.authorPedersetti, Douglas Fernando Zuffopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-22T04:25:41Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222552pt_BR
dc.description.abstractAtualmente se tem demonstrado grande interesse no desenvolvimento de sistemas de suspensão para veículos e principalmente na concepção e otimização dos parâmetros da suspensão, como a rigidez e o amortecimento. Esses parâmetros são considerados fatores importantes que influenciam na segurança e melhoram o conforto dos passageiros no veículo. Modelos simplificados de veículos tem sido proposto com o objetivo de melhor entender o comportamento dinâmico frente a modificações geométricas de suas partes, de irregularidades de trajetos percorridos e propriedades da suspensão. Nem sempre propriedades como massas, rigidez e amortecimento são disponibilizadas para os modelos reais. Uma metodologia que permita a avaliação destas propriedades de forma simples e que se baseie em medidas experimentais permitirá o correto modelamento e aumento da acurácia das estimativas e estudos paramétricos realizados sobre estes sistemas. Este trabalho propõe a identificação dos principais parâmetros de uma suspensão de um caminhão baú baseando-se em testes experimentais e um modelo simplificado da sua suspensão. Resultados referentes à identificação são apresentados comparando-os aos correspondentes valores medidos.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, there has been great interest in the development of suspension systems for vehicles and mainly in the design and optimization of suspension parameters, such as stiffness and damping. These parameters are considered important factors that influence safety and improve passenger comfort in the vehicle. Simplified vehicle models have been proposed in order to better understand the dynamic behavior in face of geometric changes in parts, irregularities in the paths traveled, suspension properties. Properties such as mass, stiffness and damping are not always available for real models. A methodology that allows the evaluation of these properties in a simple way and that is based on experimental measurements will allow the correct modeling and increase of the accuracy of the estimates and parametric studies carried out on these systems. This work proposes the identification of the main parameters of a suspension of a trunk truck based on experimental tests and a simplified model of its suspension. Results regarding identification are presented comparing them to the corresponding measured values.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModal identificationen
dc.subjectSuspensão mecânicapt_BR
dc.subjectVibração mecânicapt_BR
dc.subjectPSOen
dc.subjectSuspensionen
dc.subjectVeículos de cargapt_BR
dc.subjectVibrationsen
dc.subjectAccelerationen
dc.titleMedição experimental e identificação de parâmetros de suspensão de um caminhãopt_BR
dc.title.alternativeExperimental measurement and identification of parameters for a truck suspension en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001126901pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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