Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWeber, Larissapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Roger dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-06-21T04:28:21Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222492pt_BR
dc.description.abstractO presente ensaio situa historicamente o processo de reorganização do modelo assistencial em saúde brasileiro, priorizando o campo da saúde mental. A análise avança até a instituição da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Apresenta uma reflexão acerca da contribuição da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para a consolidação da RAPS no Brasil. São apresentados quatro aspectos da PNEPS que fortaleceram o modelo de atenção psicossocial em rede vigente: (i) construção de espaços de reflexão e de crítica a respeito das práticas assistenciais que caracterizaram o modelo anterior e das que estão em vigência no modelo atual; (ii) contribuição para desmistificar a crença de que os usuários da saúde mental são perigosos, incapazes e desprovidos de direitos de cidadania; (iii) oferta de um financiamento maior para a educação permanente àqueles municípios que priorizam a cobertura de equipes de saúde da família e de equipes de saúde mental; e (iv) valorização das especificidades regionais no processo de efetivação das mudanças propostas pelo modelo do trabalho em rede. As ações de educação permanente em saúde mental, ao apresentar para as próximas gerações de trabalhadores da saúde mental coletiva o histórico das práticas assistenciais ocorridas no período anterior à Reforma Psiquiátrica, influenciarão positivamente na consolidação das melhorias já conquistadas e na busca por novos avanços.pt_BR
dc.description.abstractThis essay places the process of reorganization of the Brazilian health care model historically, prioritizing the field of mental health. The analysis advances to the institution of the Psychosocial Care Network (RAPS). It presents a reflection about the contribution of the National Permanent Education Policy in Health (PNEPS) for the consolidation of RAPS in Brazil. Four aspects of the PNEPS that strengthen the current psychosocial care network model are presented: (i) construction of spaces for reflection and criticism regarding the assistance practices that characterized the previous model and those that are in force in the current model; (ii) contribution to demystify the belief that mental health users are dangerous, incapable and deprived of citizenship rights; (iii) offer greater funding for continuing education to those municipalities that prioritize the coverage of family health teams and mental health teams; and (iv) valorization of regional specificities in the process of effecting the changes proposed by the network model. The actions of permanent education in mental health, presenting to the next generations of collective mental health workers the history of the care practices that occurred in the period prior to the Psychiatric Reform, will positively influence the consolidation of the improvements already achieved and the search for new advances.en
dc.description.abstractEl presente ensayo sitúa históricamente el proceso de reorganización del modelo asistencial en salud brasileño, priorizando el campo de la salud mental. El análisis avanza hasta la institución de la Red de Atención Psicosocial (RAPS). Presenta una reflexión acerca de la contribución de la Política Nacional de Educación Permanente en Salud (PNEPS) para la consolidación de la RAPS en Brasil. Se presentan cuatro aspectos de la PNEPS que fortalecieron el modelo de atención psicosocial en red vigente: (i) construcción de espacios de reflexión y de crítica respecto de las prácticas asistenciales que caracterizaron el modelo anterior y de las que están en vigencia en el modelo actual; (ii) contribución a desmitificar la creencia de que los usuarios de la salud mental son peligrosos, incapaces y desprovistos de derechos de ciudadanía; (iii) oferta de una financiación mayor para la educación permanente a aquellos municipios que priorizan la cobertura de equipos de salud de la familia y de equipos de salud mental; y (iv) valorización de las especificidades regionales en el proceso de efectividad de los cambios propuestos por el modelo del trabajo en red. Las acciones de educación permanente en salud mental, al presentar para las próximas generaciones de trabajadores de la salud mental colectiva el histórico de las prácticas asistenciales ocurridas en el período anterior a la Reforma Psiquiátrica, influenciarán positivamente en la consolidación de las mejoras ya conquistadas y en la búsqueda de nuevos avances.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 2, n. 3 (2018), p. 55-62.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectUnified Health Systemen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectMental healthen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectAtenção à saúdept_BR
dc.subjectDelivery of health careen
dc.subjectSistema Único de Saludes
dc.subjectEducación continuaes
dc.subjectSalud mentales
dc.subjectPrestación de atencion de saludes
dc.titleA importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como ferramenta estratégica para a consolidação da Rede de Atenção Psicossocialpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the National Permanent Education Policy in Health as a strategic tool for the consolidation of the Psychosocial Care Network en
dc.title.alternativeLa importancia de la Política Nacional de Educación Permanente en Salud como herramienta estratégica para la consolidación de la Red de Atención Psicosocial es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001097267pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples