Saúde e cidadania na escola : experiências inovadoras que promovem o bem viver
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Tipo
Outro título
Health and citizenship at school : innovative experiences that promote buen vivir
Salud y ciudadanía en la escuela : experiencias innovadoras que promocen el buen vivir
Assunto
Resumo
Este artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacult ...
Este artigo traz o relato de uma experiência de promoção da saúde e da participação social junto às crianças de uma escola pública de Porto Alegre, RS. Inserida no contexto de uma pesquisa-ação do Movimento pela Saúde dos Povos, a intervenção na escola reuniu também instituições de ensino e a Unidade Básica de Saúde do território, com seu Programa Saúde na Escola. Guiadas pelos princípios do bem viver e do biocentrismo, as atividades realizadas se centraram nos conceitos e práticas da permacultura e da arte-educação. Nessa experiência, destaca-se o processo de construção coletiva de cada atividade, com suas potencialidades e desafios. Com o propósito de despertar em todos os participantes o senso de pertencimento à natureza e à sociedade solidária, planeja-se a continuidade do trabalho, com a possibilidade de ser inspiração para outras escolas e outras comunidades. ...
Abstract
This paper reports on an experience of health promotion and social participation among the children of a public school in Porto Alegre, capital city in the South of Brazil. In the context of an action research of the People’s Health Movement, the intervention in the school also gathered universities and the Primary Care Unit of the territory, with its Health in the School Program. Guided by the principles of buen vivir and of biocentrism, the activities focused on the concepts and practices of ...
This paper reports on an experience of health promotion and social participation among the children of a public school in Porto Alegre, capital city in the South of Brazil. In the context of an action research of the People’s Health Movement, the intervention in the school also gathered universities and the Primary Care Unit of the territory, with its Health in the School Program. Guided by the principles of buen vivir and of biocentrism, the activities focused on the concepts and practices of permaculture and art education. In this experience, the process of collective construction of each activity, with its potentialities and challenges, stands out. In order to arouse in all the participants the sense of belonging to nature and to a society that stands on solidarity, the work is to be continued, with the possibility of inspiring other schools and other communities. ...
Resumen
En este artículo se cuenta el relato de una experiencia de promoción de la salud y de la participación social junto a los niños de una escuela pública de Porto Alegre, una grande capital del sur de Brasil. Inserida en el contexto de una investigación-acción del Movimiento por la Salud de los Pueblos, la intervención en la escuela reunió también universidades y la Unidad de Atención Primaria en salud del territorio, con su Programa Salud en la Escuela. Guiadas por los principios del buen vivir y ...
En este artículo se cuenta el relato de una experiencia de promoción de la salud y de la participación social junto a los niños de una escuela pública de Porto Alegre, una grande capital del sur de Brasil. Inserida en el contexto de una investigación-acción del Movimiento por la Salud de los Pueblos, la intervención en la escuela reunió también universidades y la Unidad de Atención Primaria en salud del territorio, con su Programa Salud en la Escuela. Guiadas por los principios del buen vivir y del biocentrismo, las actividades realizadas se centraron en los conceptos y prácticas de la permacultura y del arte-educación. En esta experiencia, se destaca el proceso de construcción colectiva de cada actividad, con sus potencialidades y desafíos. Con el propósito de despertar en todos los participantes el sentido de pertenencia a la naturaleza y a la sociedad solidaria, se planea la continuidad del trabajo, con la posibilidad de ser inspiración para otras escuelas y otras comunidades. ...
Contido em
Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. vol. 2, n. 3 (2018), p. 33-54
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências da Saúde (10760)
Este item está licenciado na Creative Commons License