Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMahendra, Fénita Manuelpt_BR
dc.contributor.authorMarin, Angela Helenapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-16T04:35:42Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222216pt_BR
dc.description.abstractO ambiente familiar tem importante ressonância no percurso escolar dos filhos. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre diferentes dimensões do ambiente familiar (coesão, conflito, expressividade, independência, assertividade, orientação cultural/intelectual, lazer, religião; organização e controle) e o rendimento escolar de adolescentes com e sem histórico de reprovação. Trata-se de um estudo correlacional e comparativo, de corte transversal e caráter quantitativo, do qual participaram 24 pais e 18 adolescentes com histórico de reprovação escolar, e 19 pais e adolescentes sem histórico de reprovação, os quais responderam a Escala de Ambiente Familiar. A análise de comparação indicou que a dimensão lazer, para os pais, e coesão, para os filhos, foram mais presentes no grupo sem repetência. Além disso, a análise de correlação revelou que a dimensão conflito foi associada ao maior número de reprovações. Conclui-se que um ambiente familiar funcional pode promover o rendimento escolar.pt_BR
dc.description.abstractFamily environment has a significant impact on the school path of children. This study aimed to evaluate the relationship between different dimensions of family environment (cohesion, conflict, expressiveness, independence, assertiveness, cultural / intellectual orientation, leisure, religion; organization and control) and school performance of adolescents with and without history of school failure. It´s a correlational and comparative cross-sectional and quantitative study, in which 24 parents and 18 adolescents with a failure history participated, as also 19 parents and adolescents without the same history. They answered the Family Environment Scale. The comparison analysis indicated that leisure, in parents' assessment, and cohesion, in adolescents’ assessment, were more present in the group without failure. In addition, correlation analysis revealed that when more family conflict was perceived by the adolescents; greater was the number of failures they experienced. The results suggest that an appropriate family environment can stimulate school success.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 35, nesp (2019), e35nspe9, 11 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFamily environmenten
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectSchool performanceen
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectRelações pais-filhopt_BR
dc.subjectSchool failureen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectAdolescentsen
dc.titleAmbiente familiar e rendimento escolar de adolescentespt_BR
dc.title.alternativeFamily environment and school performance of teenagers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125152pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples