Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Carlos Eduardo Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Quele Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T04:29:11Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1413-7321pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222189pt_BR
dc.description.abstractA maioria da população brasileira é constituída por pessoas que se reconhecem negras ou pardas. Apesar disso, os processos de discriminação e preconceito contra as pessoas e a cultura afrodescendentes fazem parte do cotidiano, inclusive em situações educacionais escolares. Este artigo problematiza, a partir de uma perspectiva foucaultiana, alguns aspectos do racismo e de suas repercussões. No que diz respeito à noção de raça, Foucault argumenta que este conceito, com sua vinculação aos aspectos biológicos, vai aparecer somente no ( nal do século XIX com a ideia de uma superioridade entre as raças. O artigo apresenta elementos de pesquisas que analisaram aspectos do racismo em textos e imagens presentes nos livros didáticos e microagressões. tais como risadas e deboches presentes em piadas que inferiorizam o “outro”. O texto também problematiza as ressonâncias das políticas públicas, em especial a lei 10.639, e discute aspectos da Afroetnomatemática como uma possibilidade de dar visibilidade aos estudos das matemáticas criadas no continente africano e articuladas com as discussões étnico-raciais nas práticas escolares e na educação matemática. Para contribuir com a problematização desenvolvida, trazem-se aspectos de um estudo de campo realizado em escola de uma comunidade Quilombola do Nordeste brasileiro. As re/ exões deste artigo nos sinalizam a necessidade de, no currículo escolar, estarem presentes diferentes formas de matematizar o mundo, todavia com o cuidado de que tal incorporação possa empoderar o outro e não subordiná-lo a matemática hegemônica. Neste sentido, o artigo defende a ideia de considerarmos uma política do ín( mo que dê conta de analisar os micropoderes que incidem sobre nossas práticas no âmbito escolar.pt_BR
dc.description.abstractMost of the Brazilian population is comprised of people who recognize themselves as black or mixed. Despite this, the processes of discrimination and prejudice against afro-descendant people and their culture are part of daily life, including in school educational situations. 8 is article problematizes from a Foucaultian perspective some aspects of racism and its repercussions. Regarding the notion of race, Foucault argues that this concept, with its link to biological aspects, will only appear at the end of the nineteenth century with the idea of superiority of a race in comparison to others. 8 e article presents elements of research studies that analyzed aspects of racism in texts and images presented in textbooks and microaggressions such as laughter and debauchery present in jokes that make the “other” inferior.8 e text also discusses the resonance of public policies, especially Federal Brazilian Law 10.639, and discusses aspects of Afro-Mathematics as a possibility to give visibility to the studies of mathematics created in the African continent articulated with the ethnic-racial discussions in school practices and mathematical education. In order to contribute to the problematization, we bring aspects of a ( eld study carried out in a school of a Quilombola community in Northeast Brazil. 8 e re/ ections of this article point us to the need of to include in the school curriculum different ways to mathematize the world, but with the care that such incorporation can empower the other, and do not subordinate the other to hegemonic mathematics. In this sense, the article defends the idea of considering a policy of the tiny little which accounts for analyzing the micro-powers that a> ect our practices in the school context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Vol. 23, n. 1 (2018), p. 149-160.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRacismen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical Educationen
dc.subjectPolicy of the Tiniesten
dc.titlePor uma política do ínfimo : relações étnico-raciais em suas interfaces com a Educação Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeFor a policy of the tiny little : ethnic-racial relations in their interfaces with Mathematics Educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001067137pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples