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dc.contributor.authorGrisa, Catiapt_BR
dc.contributor.authorKato, Karina Yoshie Martinspt_BR
dc.contributor.authorFlexor, Georgespt_BR
dc.contributor.authorZimmermann, Silvia Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T04:29:02Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1415-8566pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222176pt_BR
dc.description.abstractO trabalho analisa as capacidades estatais construídas para o desenvolvimento rural e agricultura familiar no Brasil. Para tanto, resgata-se como ocorreu o processo de construção de três políticas públicas (Pronaf, PAA e PNBP) e procura-se analisar a capacidade do Estado em promovê-las, implementá- las e apoiá-las ao longo dos anos. Compreende-se que as capacidades estatais criadas para o desenvolvimento rural emergiram a partir dos processos de redemocratização e descentralização política dos anos 1980, os quais permitiram a conformação de arranjos institucionais que ampliaram a interação entre o governo, a burocracia estatal e a sociedade civil organizada. Essa interação, associada ao estabelecimento de um governo de centro-esquerda a partir dos anos 2000, permitiu a criação de um ambiente político-institucional propício à conformação de um corpo político e de uma burocracia que colocaram a agricultura familiar e o desenvolvimento rural na agenda política do país e estabeleceram capacidades estatais para promovê-los. Contudo, tais capacidades, orientadas para segmentos da população historicamente marginalizados, são condicionadas pelo ambiente político-institucional e pelas relações de poder desiguais historicamente estabelecidas no meio rural brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThe paper analyzes the state capacities built for rural development and family farming in Brazil. In order to do so, the paper analyses the process of construction of three public policies (Pronaf, PNPB and PAA) and the capacity of the Stare to promote, implement and support them over the years. We understand that the state capacities created for rural development in the Brazilian State result of the processes of redemocratization and political decentralization in the 1980s that allowed the formation of institutional arrangements that expanded the interaction between government, state bureaucracy and organized civil society. This interaction, coupled with the establishment of a center-left government in the 2000s, allowed the creation of a political-institutional environment conducive to the formation of a political body and a bureaucracy that have placed family agriculture and rural development on the political agenda and have established state capacities to promote them. These state capacities, oriented toward historically marginalized segments of the population, however, are conditioned by the macro- -political-institutional environment and by the unequal power relations historically established in the Brazilian countryside.en
dc.description.abstractEl artículo analiza las capacidades estatales instituidas para el desarrollo rural y para la agricultura familiar en Brasil. Para eso, se rescata cómo ocurrió el proceso de construcción de tres políticas públicas (Pronaf, PAA y PNPB) y busca analizar la capacidad del Estado para promorcionarlas, implementarlas y apoyarlas a lo largo de los años. Se entiende que las capacidades estatales creadas para el desarrollo rural surgieron de los procesos de redemocratización y descentralización política de la década de 1980, hecho que permitió la conformación de arreglos institucionales que ampliaron la interacción entre el gobierno, la burocracia estatal y la sociedad civil organizada. Esa interacción, asociada al establecimiento de un gobierno de centro-izquierda, a partir de los años 2000, permitió la creación de un ambiente político e institucional propicio para la conformación de un cuerpo político y una burocracia que pusieron a la agricultura familiar y el desarrollo rural en la agenda la política del país y establecieron capacidades estatales para promorcionarlos. Sin embargo, esas capacidades, dirigidas a la población históricamente marginada, son condicionadas por el entorno político e institucional y por las relaciones de poder históricamente desiguales establecidas en el Brasil rural.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSociedade e cultura : revista de pesquisas e debates em ciências sociais. Goiânia, GO. Vol. 20, n. 1 (2017), p. 13-38pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectRural developmenten
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectDesarrollo rurales
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicases
dc.subjectAgricultura familiares
dc.titleCapacidades estatais para o desenvolvimento rural no Brasil : análise das políticas públicas para a agricultura familiarpt_BR
dc.title.alternativeState capacities for rural development in Brazil : analysis of public policies for family farmingen
dc.title.alternativeCapacidades estatales para el desarrollo rural en Brasil : análisis de las políticas públicas para la agricultura familiares
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001057321pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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