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dc.contributor.authorSartori, Alice Stephanie Tapiapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T04:28:55Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1413-7321pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222168pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apontar elementos para a escrita de uma história do ensino da tabuada. Utiliza-se das teorizações do fi lósofo Michel Foucault, que possibilitam um movimento de olhar para este saber como produto histórico de discursos. A partir dos métodos arqueológico e genealógico fazem-se alguns questionamentos como: Que enunciados sobre o ensino da tabuada estavam presentes nos regimes de verdade da Educação Matemática de diferentes épocas e quais suas implicações na constituição dos sujeitos? As fontes analisadas foram exemplares da Revista do Professor, da Revista de Ensino e da Revista Nova Escola, num total de 13, publicadas entre os anos de 1953 e 2000. A análise garimpou enunciações que permitiram articular o ensino da tabuada a algumas práticas da sociedade disciplinar e posteriormente da sociedade de controle. A intenção deste estudo é refl etir sobre a importância da história do presente para as pesquisas em Educação Matemática.pt_BR
dc.description.abstractIn this article the authors aims to point out elements to writing a history the teaching of times tables. The theorizing of Michel Foucault allowed to look at this knowledge as a historical product of discourses. Some questions are made from of the archaeological and genealogical methods as: What statements about the teaching of times tables were present in the regimes of truth in mathematics education from diff erent eras and what its implications in the constitution of the subject? The analyzed sources were the Teacher Magazine, the Journal of Education and New School Journal, totalizing 13 publications between the years 1953 and 2000. The analysis panned some enunciations that allowed articulate the times tables within some practices of the disciplinary society and the society of control. The intent of this study is to refl ect on the importance of the history of this for research in mathematics education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Vol. 22, n. 3 (2017), p. [63]-76pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectAnálise históricapt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectTabuadapt_BR
dc.subjectHistorical Analysisen
dc.titleDiscursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuadapt_BR
dc.title.alternativeDiscourses in Mathematics Education and the making of subjects : historical aspects of the teaching times tablesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001065635pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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