Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorSeffner, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T04:28:16Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0034-7183pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222122pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um exercício de escrita inédito, resultado de reflexões realizadas pelo grupo de professores da área de ensino de História sobre o tema do ensino médio. A preocupação central é compreender o processo de mudanças no ensino médio propostas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelos governos estaduais, na perspectiva do ensino de História. Abordamos quatro enfoques conceituais e teóricos: o primeiro refere-se à própria compreensão dos processos de mudanças propostos e sua relação com o ensino de História; o segundo refere-se à centralidade da pesquisa, que assume um caráter de operador estratégico do princípio da interdisciplinaridade e da contextualidade; o terceiro consiste na compreensão do papel dos agentes principais do ensino médio, que são os jovens e as culturas juvenis; o quarto diz respeito ao tema da memória e do patrimônio, uma vez que o ensino de História consiste em um movimento de criação/recriação da memória histórica.pt_BR
dc.description.abstractThe article is an unprecedented exercise in writing, a result of reflections made by a group of professors in the area of history teaching, on the topic of high school. The central concern is to understand the process of change in high school, proposed by the Ministry of Education (MEC) and state governments, in the perspective of teaching history. Thus, we discuss four conceptual and theoretical approaches: the first refers to the understanding itself of the processes of change proposed and their relation to the teaching of history; the second refers to the centrality of the research, which takes on a role as strategic operator of the principles of interdisciplinarity and contextuality; the third consists in understanding the role of the major agents of high school, i.e. the youngsters and their cultures; and the fourth relates to the theme of memory and heritage, since the teaching of history consists of an action of creation/recreation of historical memoryen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 95, n. 239 (jan./abr. 2014), p. 152-174pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTeaching of historyen
dc.subjectResearchen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleDocência em história : implicações das novas disposições curriculares do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeTeaching history : implications of the new curricular provisions for high schoolen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000917263pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples