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dc.contributor.authorVon Denz, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorAndreis, Adriana Mariapt_BR
dc.contributor.authorRambo, Anelise Gracielept_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T04:27:31Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0103-1538pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222112pt_BR
dc.description.abstractHá diferentes modos de abordar o espaço geográfico e as categorias compõe esse processo, contribuindo para um ensino, pautado em supostos da educação geográfica. Nesse sentido, apresentamos argumentos acerca da relação com as categorias geográficas, que servem como instrumento à análise espacial no ensino de Geografia. Para odesenvolvimento da proposta, inicialmente esclarecemos o contexto discutindo anoção de espaço geográfico. Ao encontro dessa dimensão, debatemos a importância das categorias espaciais como corpus analítico que serve ao ensino da Geografia. Assumimos então uma discussão, argumentando acerca das categorias lugar, como a dimensão da existência que se manifesta no cotidiano, a paisagem como implicada naquilo que vemos e que os nossos sentidos alcançam, a região e o sentido de regionalização e das diferenças regionais, e o território e seu uso. Para essa discussão, utilizamos fotografias e mapas para discutir possibilidades ao ensino de Geografia, o que nos permite inferir que o uso desses recursos auxilia no processo de significação dos conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractThere are different ways of approaching the geographical space and categories make up this process, contributing to an education, based on supposed geographical education. In this sense, we present arguments about the relationship with the geographical categories, which serve as a tool for spatial analysis in the teaching of geography. For the development of the proposal, initially we clarify the context by discussing the notion of geographical space. The date of this dimension, we discussed the importance of spatial categories as analytical corpus that serves the teaching of geography. We assume so a discussion, arguing about the categories place, like the dimension of existence that manifests itself in daily life, the landscape as implicated in what we see and that our senses reach, the region and the sense of regionalization and regional differences, and the territory and its use. For this discussion, we use photographs and maps to discuss possibilities to the teaching of geography, which allows us to infer that the use of these features helps in the process of signification of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGeografia: ensino & pesquisa. Vol. 20, n. 1 (2016), p. 51-66.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subjectGeographic spaceen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectGeography teachingen
dc.titleCategorias espaciais : referentes ao ensino de geografiapt_BR
dc.title.alternativeSpatial categories : concerning the teaching of geographyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000998125pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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