Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReppold Filho, Alberto Reinaldopt_BR
dc.contributor.authorDornelles, José Otavio Francopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-11T04:36:11Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222040pt_BR
dc.description.abstractEste estudo situa-se no campo da Pedagogia dos Esportes de Aventura e tem por objetivo propor uma sequência de ensino para a navegação com mapa e bússola para o Ecoesporte. Estas habilidades são consideradas fundamentais para a prática recreativa e também para os estágios de formação e treinamento de atletas deste esporte. O Ecoesporte é uma modalidade esportiva nova, que teve origem na Orientação, e tem como propósito a educação integral realizada no meio ambiente natural. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi realizado um levantamento da literatura e analisados documentos de organizações esportivas nacionais e internacionais da área dos esportes de aventura, em especial a normatização e o ensino destes esportes. Com base na literatura e nos documentos analisados, foi elaborada um sequência de ensino para a navegação com mapa e bússola, orientada para as características e regras do Ecoesporte. A sequência conta com um pré-estágio e sete estágios, cada um com os seus respectivos exercícios. A etapa final do estudo consistiu na realização de uma experiência prática, onde os preceitos e os exercícios do pré-estágio da sequência de ensino, foram avaliados. Participaram desta etapa 78 alunos, de ambos os sexos, com idades de 11 a 13, dos 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram que esta parte da sequência de ensino é adequada para a iniciação à navegação com mapa e bússola no Ecoesporte.pt_BR
dc.description.abstractThis study is located in the field of Pedagogy of Adventure Sports and aims to propose a teaching sequence for navigation with map and compass for Ecoesporte. These skills are considered fundamental for recreational practice and also for the training of athletes in this sport. Ecoesporte is a new sport that originated from Orienteering, and aims to provide comprehensive education in contact with the natural environment. To achieve the research objective, a literature review was conducted and documents from national and international sports organizations in the area of adventure sports were analyzed, especially in respect to the standardization and teaching of these sports. Based on the literature and documents analyzed, a teaching sequence for navigation with map and compass was elaborated, oriented to the characteristics and rules of Ecoesporte. The sequence has a pre-stage and seven stages, each with their respective exercises. The final part of the study consisted of carrying out a practical experience, where the precepts and exercises of the pre-stage of the teaching sequence were evaluated. 78 students, of both sexes, aged 11 to 13, from the 6th and 7th grade of elementary school, participated in this practical experience. The results indicated that this part of the teaching sequence is suitable for initiation to navigation with map and compass in Ecoesporte.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEcosporten
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectSport pedagogyen
dc.subjectEsporte de aventurapt_BR
dc.titleSequência de ensino da navegação com mapa e bússola do ecoesportept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124815pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples