Educação do campo e o trabalho da mulher camponesa no Combate à pandemia para manutenção da vida: uma proposta de material didático para o ensino de ciências da natureza
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho traz uma proposta de material didático digital para o ensino de ciências, desenvolvido para a disciplina de Estágio de Docência III do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, através da correlação de experiências protagonizadas por mulheres camponesas durante a pandemia da COVID-19, em consonância com os princípios da Educação do Campo. Para o desenvolvimento deste material didático foi realizado um mapeamento de experiências ocorridas no Brasil e ...
O presente trabalho traz uma proposta de material didático digital para o ensino de ciências, desenvolvido para a disciplina de Estágio de Docência III do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, através da correlação de experiências protagonizadas por mulheres camponesas durante a pandemia da COVID-19, em consonância com os princípios da Educação do Campo. Para o desenvolvimento deste material didático foi realizado um mapeamento de experiências ocorridas no Brasil e estas foram agrupadas através da ferramenta do Google My Maps onde duas destas, ambas voltadas à produção de máscaras de proteção individual, foram escolhidas para servirem de exemplar para a produção do material didático para o ensino de ciências no Ensino Médio. Após finalizar essa construção, objetivou-se coletar impressões de professoras/es da rede pública de ensino sobre o material (interface, conteúdo, motivação, experiência com o material e conhecimento adquirido) através de questionário com questões fechadas organizadas em itens Likert de cinco pontos. Considera-se que este trabalho é uma maneira de levar informação atualizada e necessária sobre a pandemia da COVID19 e, também, de compartilhar conhecimentos relacionados às experiências das mulheres camponesas, trazendo relações com os conteúdos no ensino de ciências e a vida cotidiana. Espera-se que este material possa chegar até educadoras e educadores tanto do meio rural quanto do meio urbano, em seus espaços escolares e não-escolares. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License