Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorChae, Hui Soopt_BR
dc.contributor.authorNatriello, Garypt_BR
dc.contributor.authorSilva, Kétia Kellen Araújo dapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-21T04:42:45Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1519-387Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221328pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é apresentar a construção de uma Arquitetura Pedagógica (AP) para um curso híbrido oferecido pelo Teachers College da Columbia University e o mapeamento das competências digitais dos alunos. Este estudo foi realizado por meio da troca de experiências entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Columbia University. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo com estudo de caso, foi realizada em duas etapas, na primeira a aplicação de uma AP e acompanhamento dos alunos durante o curso ministrado pela primeira vez de forma híbrida e, na segunda etapa, o mapeamento das competências digitais dos alunos a partir de um modelo brasileiro. Foram utilizados como procedimentos o levantamento bibliográfico, análise documental e aplicação de questionário on-line com os alunos do curso. Como resultado obteve-se uma Arquitetura Pedagógica para o curso híbrido em questão e as competências digitais necessárias aos alunos para acompanhamento do mesmo. Por fim, percebeu-se que este tipo de estudo proporciona soluções inovadoras neste novo campo de atuação, tendo como foco a construção de competências de alunos em diferentes contextos virtuais.Estudos envolvendo cursoshíbridos levantam questões importantes sobre o novo perfil dos discentes e suas competências digitais nos processos educacionais.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this article is to construct a Pedagogical Architecture (PA) for a hybrid course offeredby Teachers College ofColumbia Universityand the mapping of the students’ digital competences. This study was realized through an exchange between the Universidade Federal do Rio Grande do Sul andColumbia University. It is both a qualitative and quantitative study, with a case study that was carried out in two stages. First the PA was applied and the students were monitored during a course which was taught for the first time in a hybrid format. Secondly, the students’ digital competences were mapped based on a Brazilian model. A bibliographic survey was conducted, followed by a document analysis, and then an online questionnaire with the course’s students was applied. This resulted in a PA for the hybrid course in question and the digital competences necessary for students. It became clear that this type of study presents innovative solutions for this area, focusing on the construction of student competences in different virtual contexts. Studies of hybrid learning environments raise important questions about the new teacher profile and their digital competences in educational processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofEducação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 24 (2020), p. 1-27pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital competencesen
dc.subjectOnline courseen
dc.subjectPedagogical architectureen
dc.titleA pedagogical architecture from a hybrid course in a U.S media course : focused on digital competencespt_BR
dc.title.alternativeArquitetura pedagógica para umcurso híbrido de uma universidade americana : foco nas competências digitaispt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001126070pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples