Aplicativos educacionais na formação de professores
dc.contributor.author | Sonego, Anna Helena Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Aline Goulart | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T04:42:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/221327 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse artigo apresenta a construção de aplicativos educacionais na formação de professores como uma possibilidade de uso dos dispositivos móveis em sala de aula para o desenvolvimento da m-learning. A cada ano aumenta a quantidade de tecnologias digitais que fazem parte do nosso cotidiano, possibilitando também o seu uso no âmbito escolar. Desse modo, percebe-se que há a necessidade de explorar, criar materiais e manipular os dispositivos móveis desde a formação inicial, para que o professor tenha subsídios teórico-práticos que, posteriormente, possam ser implementados na sua prática docente. O presente estudo adotou a metodologia de estudo de caso, em uma universidade no sul do brasil, onde 60 alunos de diversos cursos de licenciaturas participaram da pesquisa. Como resultados, observou-se que a utilização de dispositivos móveis, especificamente, com a construção de aplicativos, pode ser considerada uma possibilidade para inovar no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é capaz de potencializar a comunicação, o compartilhamento de informações, a autoria de conteúdo, criatividade e autonomia dos envolvidos nesse processo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents the construction of educational applications in teacher training as a possibility of using mobile devices in the classroom for the development of m-learning. Each year, the number of digital technologies that are part of our daily lives increases, also making it possible to use them at school. Thus, it is perceived that there is a need to explore, create materials and manipulate mobile devices since the initial training, so that the teacher has theoretical and practical subsidies that, later, can be implemented in their teaching practice. The present study adopted the case study methodology, at a university in southern Brazil, where 60 students from different undergraduate courses participated in the research. As a result, it was observed that the use of mobile devices, specifically, with the construction of applications, can be considered a possibility to innovate in the teaching and learning process. In addition, it is able to enhance communication, information sharing, content authorship, creativity and autonomy of those involved in this process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n.1 (jan. 2020), p.1-9 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educational Apps | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | M-learning | en |
dc.subject | Mobile devices | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.title | Aplicativos educacionais na formação de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational applications in teacher training | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001126091 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)