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dc.contributor.authorSchabbach, Leticia Mariapt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Karin Comandullipt_BR
dc.date.accessioned2021-05-19T04:32:50Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1519-6089pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221280pt_BR
dc.description.abstractO artigo examina a atuação do Ministério Público e do Tribunal de Contas do estado do Rio Grande do Sul no âmbito da política nacional de educação infantil, especialmente quanto à ampliação de vagas em escolas públicas. Os eixos de análise, pesquisados por meio de consulta em documentos e de realização de entrevistas com promotores públicos, auditores e gestores municipais, contemplaram as características de sua atuação, as alterações organizacionais e a interação entre os órgãos de controle externo. Os resultados demonstram que esses órgãos não são apenas fiscalizadores, pois influenciam diretamente as políticas de educação infantil, como coadministradores (Hoffmann e Bentes 2008) ou fixers (Bardach 1977; Sabatier e Mazmanian 1993; Weimere Vining 2017) de sua implementação pelos municípios. Também se constatou que essas instituições de accountability foram assumindo novas atribuições na área da educação desde a década de 2000, dentro de uma trajetória de desenvolvimento incremental (Mahoney e Thelen 2009) marcada por uma variedade de ações, inclusive de cooperação interinstitucional.pt_BR
dc.description.abstractThe article examines the role of the Public Prosecution Service and the Court of Auditors of the state of Rio Grande do Sul in the national policy of early chil-dhood education, especially regarding the expansion of enrollments in public schools. The analytical axes, researched through documents and interviews with prosecutors, auditors, and public managers, contemplate the characteristics of their performance, the institutional changes and the interaction between both institutions. The results show that those are more than simple monitoring agencies, because they influence directly the public policies of early childhood education, acting like co-managers (Hoffmann and Bentes 2008) or fixers (Bardach 1977; Sabatier and Mazmanian 1993; Weimer e Vining 2017) of its implementation in the municipalities. It was also found that these accountability institutions have taken on new roles in the area of educa-tion since the 2000s, within an incremental development path (Mahoney e Thelen 2009), marked by a variety of actions that included inter institutional cooperation.en
dc.description.abstractEl artículo examina el desempeño del Ministerio Público y el Tribunal de Cuentas del estado de Rio Grande do Sul dentro del objetivo de la política nacional de educación de la primera infancia, especialmente con respecto a la expansión de vacantes en las escuelas públicas. Los ejes de análisis, investi-gados mediante la consulta de documentos y la realización de entrevistas con fiscales, auditores y gerentes municipales, contemplaron las características de su desempeño, los cambios organizacionales y la interacción entre los organismos de control externo. Los resultados demuestran que estos organismos no son solo supervisores, ya que influyen directamente en las políticas de educación de la primera infancia, como co-administradores (Hoffmann y Bentes 2008) o fixers(Bardach 1977; Sabatier y Mazmanian 1993; Weimer y Vining 2017) de la implemen-tación por parte de los municipios. También se descubrió que estas instituciones han asumido nuevos roles en el área de la educación desde la década de 2000, dentro de una trayectoria de desarrollo incremental (Mahoney e Thelen 2009) marcada por una variedad de acciones, incluida la cooperación interinstitucional.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCivitas : revista de ciências sociais. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2021), p. [130]-143pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrasil. Ministério Públicopt_BR
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectChild educationen
dc.subjectBrasil. Tribunal de Contas da Uniãopt_BR
dc.subjectImplementationen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectCourt of Auditen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPublic Prosecutor's Officeen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEducación infantiles
dc.subjectImplementaciónes
dc.subjectMinisterio Públicoes
dc.subjectTribunal de Cuentases
dc.titleNovos atores nas políticas educacionais : o Ministério Público e o Tribunal de Contaspt_BR
dc.title.alternativeNew actors in educational policies : the Public Prosecutor's Office and The Court of Auditen
dc.title.alternativeNuevos actores en políticas educativas : el Ministerio Público y el Tribunal de Cuentases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125812pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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