Políticas linguísticas familiares em contexto de línguas minoritárias
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Data
2020Tipo
Outro título
Family language policies in context of minority languages
Assunto
Resumo
Neste artigo, apresentaremos resultados de uma pesquisa desenvolvida com indivíduos bilíngues que falam uma língua considerada “minoritária” como uma de suas línguas maternas. Os participantes da pesquisa responderam a um questionário ou a uma entrevista sobre suas práticas linguísticas no âmbito do lar, que visavam a coletar dados sobre as políticas linguísticas familiares (KING; FOGLE; LOGANTERRY, 2008; SPOLSKY, 2012) estabelecidas nesse contexto e as ideologias que regem essas práticas. Part ...
Neste artigo, apresentaremos resultados de uma pesquisa desenvolvida com indivíduos bilíngues que falam uma língua considerada “minoritária” como uma de suas línguas maternas. Os participantes da pesquisa responderam a um questionário ou a uma entrevista sobre suas práticas linguísticas no âmbito do lar, que visavam a coletar dados sobre as políticas linguísticas familiares (KING; FOGLE; LOGANTERRY, 2008; SPOLSKY, 2012) estabelecidas nesse contexto e as ideologias que regem essas práticas. Partimos do pressuposto de que as ideologias linguísticas (SPOLSKY, 2004; 2012) desses falantes poderiam estar sob influência de mitos e concepções que conferem à língua minoritária um status negativo, cercado de preconceito linguístico. Apresentaremos, aqui, resultados referentes a cinco participantes da pesquisa, falantes de línguas minoritárias, que foram analisados de forma qualitativa, para desvelar suas ideologias linguísticas. ...
Abstract
In this paper, we present the results of a research carried out with bilingual individuals who speak a so called “minority” language as one of their mother tongues. The research participants answered a questionnaire or an interview about their linguistic practices at home, which aimed to collect data on the family linguistic policies (KING; FOGLE; LOGANTERRY, 2008; SPOLSKY, 2012) established in this context and the ideologies that govern these practices. We assume that the linguistic ideologies ...
In this paper, we present the results of a research carried out with bilingual individuals who speak a so called “minority” language as one of their mother tongues. The research participants answered a questionnaire or an interview about their linguistic practices at home, which aimed to collect data on the family linguistic policies (KING; FOGLE; LOGANTERRY, 2008; SPOLSKY, 2012) established in this context and the ideologies that govern these practices. We assume that the linguistic ideologies (SPOLSKY, 2004; 2012) of these speakers could be under influence of myths and concepts that give the minority language a negative status, surrounded by linguistic prejudice. We present here results referring to five participants of the research, speakers of minority languages, which were analyzed in a qualitative way to unveil their linguistic ideologies. ...
Contido em
Linguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 23, n. 4 (out./dez. 2020), p. [1297]-1316
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Nacional
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