Efeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro
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Data
2020Tipo
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Effects of explicit pronunciation instruction on local intelligibility : a study on the identification, by Brazilian listeners, of the mid front vowels produced by an Argentinean learner of Brazilian Portuguese
Assunto
Resumo
Partindo-se de uma concepção de ensino de pronúncia com foco na inteligibilidade da fala (LEVIS, 2005, 2018), verificamos os efeitos da instrução explícita na identificação, por ouvintes brasileiros, das vogais médias anteriores do PB produzidas por um aprendiz argentino. O instrumento de percepção contou com dados obtidos de um pré-teste, um pós-teste imediato e um de retenção (18 semanas após a instrução). Os resultados evidenciam uma melhora significativa nos índices de identificação da cate ...
Partindo-se de uma concepção de ensino de pronúncia com foco na inteligibilidade da fala (LEVIS, 2005, 2018), verificamos os efeitos da instrução explícita na identificação, por ouvintes brasileiros, das vogais médias anteriores do PB produzidas por um aprendiz argentino. O instrumento de percepção contou com dados obtidos de um pré-teste, um pós-teste imediato e um de retenção (18 semanas após a instrução). Os resultados evidenciam uma melhora significativa nos índices de identificação da categoria /ɛ/ no pós-teste imediato. A análise acústica dos estímulos, associada à verificação dos dados de identificação, mostra que os ouvintes brasileiros tomam F1 como pista prioritária para a distinção entre as categorias fonológicas de /e/ e /ɛ/ nas produções em L2 do aprendiz. ...
Abstract
Departing from a conception of pronunciation teaching based on the Intelligibility Principle (LEVIS, 2005, 2018), in this paper we verify the effects of explicit instruction on the identification, by Brazilian listeners, of the front mid vowels produced by an Argentinian learner of Brazilian Portuguese. The perceptual experiment included data obtained from a pre-test, an immediate post-test and a retention test (18 weeks after instruction). The results show a significant improvement in the iden ...
Departing from a conception of pronunciation teaching based on the Intelligibility Principle (LEVIS, 2005, 2018), in this paper we verify the effects of explicit instruction on the identification, by Brazilian listeners, of the front mid vowels produced by an Argentinian learner of Brazilian Portuguese. The perceptual experiment included data obtained from a pre-test, an immediate post-test and a retention test (18 weeks after instruction). The results show a significant improvement in the identification rates of /ɛ/ in the immediate post-test. The acoustic analysis of stimuli and the verification of the identification data show that Brazilian listeners take F1 as a main cue in the distinction between the phonological categories of /e/ and /ɛ/ in the learner’s L2 productions. ...
Contido em
Veredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 3 (2020), p. [219]-247
Origem
Nacional
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