Indicadores de inclusão digital : uma análise dos multiletramentos propiciados em redes sociais online a partir da ótica do posicionamento
dc.contributor.author | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T04:36:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2886 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/221191 | pt_BR |
dc.description.abstract | Pesquisas desenvolvidas desde 2006 pelo nosso grupo mostram que socialização on-line pode ser um fator de inclusão social via Tecnologia de Informação e de Comunicação (TIC). O nível e grau de sucesso desta inclusão é algo ainda pouco mensurável. Embora existam alguns indicadores para medir a exclusão digital, em geral tais indicadores se embasam na lógica do capital e da produtividade. Nosso objetivo é delimitar o conceito de inclusão digital em termos de multiletramentos e apresentar um indicador construído a partir de uma pesquisa netnográfica com um grupo de sujeitos idosos participantes de uma comunidade online. Nesse estudo encontramos indícios, a partir do Interacionismo Simbólico, emergentes na análise de práticas culturais de multiletramentoque apontam para o uso do posicionamento dos atores num espaço digital/virtual, como elemento central para compreender novas práticas culturais. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento desde 2009 e permite, a partir da análise dos dados coletados, compreender mudanças de posicionamento na medida em que atores se apropriam de novas práticas culturais promovidas pela inserção numa comunidade virtual.Tais mudanças correlacionam-se com mudanças cognitivapte sociais e na representação social dos próprios sujeitos e do grupo ao se apropriarem das práticas culturais promovidas nas redes sociais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Researches developed since 2006 by our group show that socialization online can be a factor of social inclusion through Information and CommunicationTechnology (ICT). The grade of success of this inclusion is something not yet very measurable. Although there are some indicators to measure the digital exclusion, in general, those indicators are based in the capital and productivity logic. Our goal is to delimit the concept of digital inclusion in terms of multiliteracy and to present indicator made from a netnographic research with a group of elderly individuals who are part of an online community. On that study, it is possible to find evidences, based in Symbolic Interactionism, that come from the analysis of cultural practices of multiliteracy, that point to the use of positioning of the authors in a digital/virtual space, as a central element to understand new cultural practices. The research is being developed since 2009 and allows, based in the analysis of the collected data, to understand the changes of placement as the actors appropriate with new cultural practices promoted by the insertion in a virtual community. Those changes correlate with social and cognitive changes in the social representation of the individuals and the group, once they appropriate the cultural practices promoted in the social networks. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Quaestio: revista de estudos de educação. Sorocaba, SP. Vol. 13, n. 2 (nov. 2011), p. 7-32 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital inclusion | en |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Positioning theory | en |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Multiletracy | en |
dc.title | Indicadores de inclusão digital : uma análise dos multiletramentos propiciados em redes sociais online a partir da ótica do posicionamento | pt_BR |
dc.title.alternative | Index digital inclusion: an analysis of multiliteracy in social network online through positioning theory | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000867209 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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