Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-18T04:36:17Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1518-2886pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221191pt_BR
dc.description.abstractPesquisas desenvolvidas desde 2006 pelo nosso grupo mostram que socialização on-line pode ser um fator de inclusão social via Tecnologia de Informação e de Comunicação (TIC). O nível e grau de sucesso desta inclusão é algo ainda pouco mensurável. Embora existam alguns indicadores para medir a exclusão digital, em geral tais indicadores se embasam na lógica do capital e da produtividade. Nosso objetivo é delimitar o conceito de inclusão digital em termos de multiletramentos e apresentar um indicador construído a partir de uma pesquisa netnográfica com um grupo de sujeitos idosos participantes de uma comunidade online. Nesse estudo encontramos indícios, a partir do Interacionismo Simbólico, emergentes na análise de práticas culturais de multiletramentoque apontam para o uso do posicionamento dos atores num espaço digital/virtual, como elemento central para compreender novas práticas culturais. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento desde 2009 e permite, a partir da análise dos dados coletados, compreender mudanças de posicionamento na medida em que atores se apropriam de novas práticas culturais promovidas pela inserção numa comunidade virtual.Tais mudanças correlacionam-se com mudanças cognitivapte sociais e na representação social dos próprios sujeitos e do grupo ao se apropriarem das práticas culturais promovidas nas redes sociais.pt_BR
dc.description.abstractResearches developed since 2006 by our group show that socialization online can be a factor of social inclusion through Information and CommunicationTechnology (ICT). The grade of success of this inclusion is something not yet very measurable. Although there are some indicators to measure the digital exclusion, in general, those indicators are based in the capital and productivity logic. Our goal is to delimit the concept of digital inclusion in terms of multiliteracy and to present indicator made from a netnographic research with a group of elderly individuals who are part of an online community. On that study, it is possible to find evidences, based in Symbolic Interactionism, that come from the analysis of cultural practices of multiliteracy, that point to the use of positioning of the authors in a digital/virtual space, as a central element to understand new cultural practices. The research is being developed since 2009 and allows, based in the analysis of the collected data, to understand the changes of placement as the actors appropriate with new cultural practices promoted by the insertion in a virtual community. Those changes correlate with social and cognitive changes in the social representation of the individuals and the group, once they appropriate the cultural practices promoted in the social networks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofQuaestio: revista de estudos de educação. Sorocaba, SP. Vol. 13, n. 2 (nov. 2011), p. 7-32pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital inclusionen
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectPositioning theoryen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMultiletracyen
dc.titleIndicadores de inclusão digital : uma análise dos multiletramentos propiciados em redes sociais online a partir da ótica do posicionamentopt_BR
dc.title.alternativeIndex digital inclusion: an analysis of multiliteracy in social network online through positioning theoryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000867209pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples