Entre congadeiros e sambistas : etnopedagogias musicais em contextos populares de tradição afro-brasileira
Visualizar/abrir
Data
2003Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta alguns aspectos dos processos de pesquisa de três trabalhos desenvolvidos entre 1995-1999, no PPGMUS/UFRGS, pelos integrantes do grupo de pesquisa CNPq "Estudos Musicais: Etnografia, História e Análise", sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Elizabeth Lucas. Os três estudos, baseados em trabalho de campo do tipo etnográfico, articulam-se pelo seu foco nos processos nativos de ensino e aprendizagem musical (etnopedagogias), observados em três situações distintas (oficinas ...
Este artigo apresenta alguns aspectos dos processos de pesquisa de três trabalhos desenvolvidos entre 1995-1999, no PPGMUS/UFRGS, pelos integrantes do grupo de pesquisa CNPq "Estudos Musicais: Etnografia, História e Análise", sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Elizabeth Lucas. Os três estudos, baseados em trabalho de campo do tipo etnográfico, articulam-se pelo seu foco nos processos nativos de ensino e aprendizagem musical (etnopedagogias), observados em três situações distintas (oficinas de escola de samba, música, terno de congo), mas estruturalmente homólogas -atividade musical não-escolar identificada com tradições rituais da cultura popular afro-brasileira (carnaval e congado), praticada por segmentos populares integrados à cultura urbana con temporânea. Guiadas sempre pelo olhar relativizador do método etnográfico-antropológico, o material empírico analisado pelas pesquisadoras aponta para as soluções criadas e negociadas pelos atores sociais - ritmistas, oficineiros/oficinandos e congadeiros - no ato de preparação e realização de performances musicais coletivas em contextos não-escolares de aprendizagem. ...
Abstract
This paper examines some aspects of research processes of three studies developed from 1995 to 1999 at PPPGMUS/ UFRGS by the CNPq research group "Musical Studies: Ethnography, History and Analysis", under the co-ordination of Teacher Maria Elizabeth Lucas. The three studies are based on ethnographic research and articulated with their focus on native processes of music teachind and learníng (ethnopedagogies). They were observed in three different situations ( samba dancing school, music worksho ...
This paper examines some aspects of research processes of three studies developed from 1995 to 1999 at PPPGMUS/ UFRGS by the CNPq research group "Musical Studies: Ethnography, History and Analysis", under the co-ordination of Teacher Maria Elizabeth Lucas. The three studies are based on ethnographic research and articulated with their focus on native processes of music teachind and learníng (ethnopedagogies). They were observed in three different situations ( samba dancing school, music workshop and congo group), but structuraly equivalent - not-scholar musical activity identified with ritual traditions of African-Bazilian culture ( carnival and congado) practiced by popular segments connected to urban contemporaneous culture. The empiric material analysed by researchers was always guided by relativator eyes of ethnographic and antropologic method and points to created solutions social actors (samba musician, workshopers and congadeiros) at the preparation and realization act of musical perfomances at not-scholar learning contexts. ...
Contido em
Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 3, n. 5 (jan./jun. 2003), p. 4-20
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40175)Linguística, Letras e Artes (2714)
Este item está licenciado na Creative Commons License