Por que estudos culturais?
dc.contributor.author | Bonin, Iara Tatiana | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Luís Henrique Sacchi dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Ripoll, Daniela | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Luís Henrique Sacchi dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Wortmann, Maria Lúcia Castagna | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T04:27:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/220929 | pt_BR |
dc.description.abstract | Por Que Estudos Culturais? Argumenta-se, neste texto, que a vitalidade dos Estudos Culturais está na abertura e receptividade para promover enlaces conceituais e teóricos variados. De modo a adensar a discussão sobre o frutífero encontro entre Estudos Culturais e Educação, no presente artigo promove-se um rastreamento de pesquisas sobre natureza e, também, daquelas dedicadas às temáticas indígenas e afro-brasileiras de modo a indicar enlaces teóricos, caminhos investigativos e pontos de atenção promovidos por pesquisadores identificados com este campo articulatório. Observa-se que, como parte de um projeto ético-político mais amplo, estes estudos questionam essencialismos, fundamentalismos, eurocentrismos, racismos e acenam para possíveis formas de resistência político-acadêmica. | pt_BR |
dc.description.abstract | Why Cultural Studies? In this text it is argued that the vitality of Cultural Studies is in its openness and receptivity to promote varied conceptual and theoretical articulations. In order to deepen the analysis on the productive encounter between Cultural Studies and education, this article makes a survey of researchs on nature and, also, of those themes dedicated to indigenous and afro-Brazilians. It is done in order to indicate theoretical articulations, investigative paths and points of attention promoted by researchers identified with this articulatory field. As part of a broader ethicalpolitical project, it is observed that these studies question essentialisms, fundamentalisms, eurocentrism | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 45, n. 2 (jun. 2020), e100356, 22 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cultural studies | en |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicas e raciais | pt_BR |
dc.subject | Nature studies | en |
dc.subject | Ethnic-racial relationships | en |
dc.title | Por que estudos culturais? | pt_BR |
dc.title.alternative | Why cultural studies? | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122529 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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