Design para sustentabilidade : contribuições do design reflexivo para a longevidade emocional de produtos de moda
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Data
2021Tipo
Outro título
Design for sustainability : contributions of reflective design to the emotional longevity of fashion products
Assunto
Resumo
Neste artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, objetiva-se explorar as contribuições do conceito de design reflexivo (NORMAN, 2008) na expectativa de longevidade dos produtos de moda, em busca de um cenário mais sustentável mediante o despertar de emoções agradáveis e a criação de vínculos afetivos entre os usuários e suas roupas. Considerando que parte da problemática socioambiental provém dos impactos de produção e consumo provocados pelo sistema de moda, opera-se a ideia de desenvolviment ...
Neste artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, objetiva-se explorar as contribuições do conceito de design reflexivo (NORMAN, 2008) na expectativa de longevidade dos produtos de moda, em busca de um cenário mais sustentável mediante o despertar de emoções agradáveis e a criação de vínculos afetivos entre os usuários e suas roupas. Considerando que parte da problemática socioambiental provém dos impactos de produção e consumo provocados pelo sistema de moda, opera-se a ideia de desenvolvimento de produtos que possam durar mais em função de seu valor emocional e que, portanto, venham contribuir para a desaceleração dos ciclos de descarte e substituição. Diante deste contexto, tomando como base a teoria do Design Emocional (JORDAN, 1999; DESMET, 2002; NORMAN, 2008), são elaboradas estratégias de design reflexivo que possam auxiliar na concepção de projetos com foco na facilitação de experiências emocionalmente duráveis. ...
Abstract
In this article, through bibliographic research, the objective is to explore the contributions of the concept of reflective design (NORMAN, 2008) in the expectation of longevity of fashion products, in search of a more sustainable scenario through the awakening of pleasant emotions and the creation of affective bonds between users and their clothes. Considering that part of the socio-environmental problem comes from the impacts of production and consumption caused by the fashion system, the ide ...
In this article, through bibliographic research, the objective is to explore the contributions of the concept of reflective design (NORMAN, 2008) in the expectation of longevity of fashion products, in search of a more sustainable scenario through the awakening of pleasant emotions and the creation of affective bonds between users and their clothes. Considering that part of the socio-environmental problem comes from the impacts of production and consumption caused by the fashion system, the idea of developing products that can last longer according to their emotional value and that, therefore, will contribute to the deceleration of cycles disposal and replacement. In this context, based on the theory of Emotional Design (JORDAN, 1999; DESMET, 2002; NORMAN, 2008), reflective design strategies are developed that can assist in the design of projects with a focus on facilitating emotionally lasting experiences. ...
Contido em
DAPesquisa. Santa Catarina. Vol. 16 ( 2021), p. 1-19
Origem
Nacional
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